Diferentes tipos de Resina

No mercado existem diferentes de tipos de resina e um grande leque de fornecedores. Iremos lhe explicar as diferenças entre as resinas epóxi e suas aplicações. Vamos entender o que é Resina Epóxi ou Epoxy.

Um dos primeiros usos da Resina Epóxi foi o uso em próteses dentárias e dentaduras Hoje seu uso é tão comum, que podemos encontramos aplicação de resina desde objetos das nossas casas até em Aeronaves.

A resina epóxi ou poliepóxido é um plástico termofixo que se endurece quando se mistura com um agente catalisador ou “endurecedor”. As resinas epóxi mais frequentes são produtos de uma reação entre epicloridrina e bisfenol-a.

Aplicações da Resina

Como dissemos anteriorimente as resinas epóxis são utilizadas por uma infinidade de aplicações: Revestimento interno de embalagens de cerveja , refrigerante, cítricos, etc, são à base de resina epóxi. Placas de circuito impresso, a mainboard do computador, encapsulamentos de componentes eletrônicos, flash drives, pisos industriais, pranchas de surfe, tintas anticorrosivas, pintura em pó também usam epóxi como base alem de e é claro o setor de etiquetas e brindes faz grande uso da resina epóxi, como poderemos ver ao longo dos artigos do Portal.

Formas de Comercialização da Resina Epóxi

Resina Epóxi Rígida:O Sistema Epoxy Rígido, é um produto a base de resina epoxy e endurecedores, de baixa reatividade/viscosidade e que depois de curado, torna-se Semi-rígido, transparente, e com excelente acabamento superficial (vitrificado). Indicado principalmente para fabricação de chaveiros e plaquetas resinadas.

É possível encontrar também Resina Epóxi Semi-Rígida que apresenta uma leve diferença na rigidez do produto final. De acordo com o seu trabalho final, avalie qual é a mais indicada para o acabamento que você deseja.

Resina Epóxi Flexivel:  O Sistema Epoxy Flexível, e um produto a base de resina epoxy flexível e endurecedor epoxy, de baixa reatividade/viscosidade e que depois de curado, torna-se Flexível, transparente, e com excelente acabamento superficial.

Indicado principalmente para fabricação de brindes resinados (chaveiros, plaquetas, Etiquetas) bijuterias (anéis e Brincos) encapsulamento de componentes eletro-eletrônicos, e peças onde a flexibilidade e boa aderência sejam fundamentais.

É possível encontrar também Resina Epóxi Semi-Fléxivel que apresenta uma leve diferença na rigidez do produto final. De acordo com o seu trabalho final, avalie qual é a mais indicada para o acabamento que você deseja.

Contra Indicação da Resina Epóxi

No caso das resinas epóxi elas tendem a amarelar com a exposição ao sol, tornam-se rígidas, além disso, as mesmas sofrem um efeito de contração, e a peça resinada pode se tornar curva, tomando a forma de uma canoa.

Também pode se trababalhar com Resina Poliuternano (PU) e Plastisol.

Continue acompanhando o Portal Rimaq 3.0 que em breve teremos mais artigos sobre mercado de Resina e tudo oque você precisa saber para que o seu negócio se torne um Grande Sucesso.

Rimaq,Seu Parceiro de Negócios.

Acesse também: www.rimaq.com.br

Autor: rimaq

Comentários

56 comentários
    • Olá Clécio..
      Exatamente. Você iria pegar o adesivo apos sair da Plotter de recorte ou você tê-lo adquirido em alguma loja especializada, e irá aplicar a Resina Flexível, com a máquina da Rimaq sobre o mesmo.. Feito esse processo, basta seguir o manual de instruções da Resina que você comprou e sair para vender seus produtos.

      Qualquer dúvida deixe os seus comentários.

      Equipe Rimaq.

  • Sou cliente e já possuo três máquinas RIMAQ…Eu posso resinar chaveiros com impressão jato de tinta em papel A4
    ou só em adsivos. Eu tenho visto os vidios mas gostaria de um vidio explicativo sobre como resinar chaveiros.Posso criar minhas peças resinadas apartir de qualquer impressão qualquer qualidade de tinta . Ou tem alguma expecificação para que de um melhor resultado.Estou iniciando o meu negócio.

    • Olá Lucio.

      Você pode sim resinar qualquer produto, porém, a qualidade não ficará boa, o ideal é que você resina Adesivos, pois a qualidade dos mesmos é garantida, o material utilizado por eles é próprio para esse trabalho e é isso que fará para com que seu resultado fique satisfatório. Portanto, não é aconselhado resinar impressões em folhas de sulfite.
      Veja esse vídeo onde nos ensinamos a personalizar chaveiros, acredito que você irá entender melhor ao vê-lo

      http://www.rimaq30.com.br/aplicacao-de-resina-epoxi-em-etiquetas-video/
      Equipe Rimaq

    • Olá Adalberto.

      Você precisa resinar antes, do contrario você não irá conseguir transferir a imagem e ainda irá estragar os chinelos..
      A resina que você deve utilizar é a de Poliéster, essa resina você acha com facilidade no mercado ou pode adquirir conosco.

      Equipe Rimaq.

  • Boa noite.
    Gostaria de saber se a resina para chinelo que vocês vendem sao resistentes,se racha?
    Qual o motivo de depois de resinado a estampa dura pouco tempo, pois solta a tinta. Isso pode ser a resina ou papel e tinta.
    Obrigada.
    Aguardo retorno

    • Olá Isabel

      A resina que vendemos sendo aplicada corretamente não racha, o fato da pouca durabilidade depende muito da qualidade do papel, da tinta, lembrando que a tinta sublimatica é a base de água, então deve tomar cuidado com o lugar que vai comprar a tinta, o papel também deve ser de qualidade , sendo assim não terá problemas. Agradecemos o contato

      Equipe Rimaq

    • Olá Willian

      Sim é possível fazer o trabalho mencionado com a resina flexível, utilize o molde vazado e sua arte ficara exatamente no formato desejado.
      Agradecemos o contato.

      Equipe Rimaq

  • Olá… possuo uma maquina de fazer chinelos da rimaq comprei para facilitar meu trabalho pois o custo fazendo o chinelo seria mais baixo só que eu estou com muita dificuldade para estampar os mesmos.. a imagem não fica nítida, não esta ficando real…a resina fica amarelada depois de sair da prensa e acabo estragando o chinelo pois a imagem fica borrada, sem cor, o azul fica roxo e assim por diante…o que devo fazer??? no que possa estar errando?

    • Olá Silvana

      Se certificou que a resina que usa é a Base de Poliéster ? Veja se regulou a pressão de forma adequada tem que ficar firme , e a prensa deve encostar totalmente no chinelo, já com as cores faça uma calibragem, esta opção fica nas configurações da impressora, analise estes pontos se tiver tudo ok e persistir o problema entre em contato novamente. Agradecemos o contato.

      Equipe Rimaq

  • Ola amigo, tenho uma pequena fabrica de sublimação e preciso saber mais sobre aplicação de resina. Qual resina eu utiliso para sublimar, vidro, mdf (caso possa sublimar mdf), chinelo,pvc rígido (caso possa sublimar), placa de alumínio. Você vende essa resina?
    Obrigado.

    • Olá Elias!

      A Resina utilizada é a resina á base de poliéster e ela serve para todos os materiais que você citou! A Rimaq comercializa a resina, mande um email para tais@rimaq.com.br que é a vendedora responsável por suprimentos, ok!?
      Equipe Rimaq

  • Boa Noite.

    Comprei recentemente a maq. stampcor plus e estou com uma duvida, se eu comprar chinelos da marca havaianas e Ipanema, preciso passar resina para estampá-los?

    Att.
    Fernanda.

    • Olá Fernanda

      Sim é necessário aplicar a resina antes de estampar estes chinelos, se não a estampa não fixa, você deve aplicar uma camada uniforme, pode ser com pincel ou compressor. deixe secar por 24 horas e após este estampar na máquina por 25 segundos, com a temperatura 200ºC

      Atenciosamente,
      Equipe Rimaq

  • Olá, gostaria de saber qual o tipo de resina que devo utilizar para fazer uma peça apenas de resina com dimensões aproximadas de: 10cm x 5cm x 2cm de espessura, ela precisa ser maleável. qual a melhor opção?

    • Olá Rafael..
      A nossa máquina dosadora de resina trabalha com Resinas Epóxi, PU Flexível, Plastisol ou Resina Rígida que podem ser aplicadas em adesivos que vão em chaveiros, câmbios e em vários locais..
      Para criar a sua peça é necessário saber qual a finalidade da mesma e se essa pode ser feita com uma dessas citadas.

  • Prezado,

    Realizou estampas em chinelos havianas, após a aplicação da resina, percebo q o a estampa solta no chinelo. Vira tipo um plástico e sai, principalmente nas laterais. O que fazer? Att.

    • Olá Fabricia

      Alguns fatores podem estar dificultando o seu trabalho com resina, iremos listar alguns macetes que precisam ser feitos para que o seus chinelos tenham uma qualidade boa, assim como coisas essenciais que influenciam e muito no resultado final. Vamos a eles!

      Lembre-se de limpar e desengordurar os solados dos chinelos com solvente para resina;

      Verifique se esta preparando a resina de forma correta, confira junto ao seu fornecedor ou ao manual de instruções qual a dosagem correto de Resina e catalisador;

      Você poderá aplicar a resina com uma pistola de pintura ou um rolo de pincel, porém, verifique se os itens estarão limpos, e lembre-se passe uma fina camada sobre o chinelos.

      Verifique o tempo de secagem, pode ser de 24 a 48 horas, tudo depende da marca que está utilizando.

      Todos os equipamentos precisam ser de excelentes qualidades, da resina ao papel transfer, pois do contrário o resultado do trabalho não será o desejado.

  • Boa noite,

    Gostaria de saber qual tipo de resina pode ser usado para efetuar reparos em vidros, mais especificamente em para-brisas?

    Grato

    • Olá Geber,

      Esse é um tipo de produto especial, a melhor forma de encontrar esse tipo de informações é falando com uma pessoa especialista em manutenção de vidros automotivos.
      Nosso foco em trabalhar com resina não é esse, por isso fica complicado ajuda-lo.

    • Rodrigo, você não pode resinar um azulejo, pois esse não irá aderir a resina, muito menos ficar com uma estampa de qualidade. Para que esse trabalho seja feito de forma correta você irá comprar azulejos já preparados, próprios para sublimação.

  • Prezado, Bom dia.
    Tenho um carro antigo e a borracha do volante se desprendeu do ferro que fica internamente. Com isto, quando faço uma torção na borracha eu sinto-a “rodar”. Sendo assim, já ouvi falar que algumas empresas injetam resina para firmar o volante. Dai eu pergunto. A resina flexivel depois de secar, ficaria mole como se fosse borracha? Vc ja viu este processo? Caso positivo qual a melhor resina?
    Obrigado

  • Olá amigo.Como faço para colorir a resina?
    Tenho um chão concretado e liso, feito apenas com cimento.Gostaria de saber se posso aplicar está resina no chão pra ficar com aspecto espelhado e colorido. Como faço?

  • Gostei muito do portal da rimaq, tenho ideias futuramente, eu gostaria de saber se a rimaq disponhe de venda de todos os tipos de resina e se existe alguma resina fluorescente.

  • Olá, a resina de poliéster além de ser encontrada na RIMAQ, onde mais posso encontrar na minha cidade?
    Ela aplicada na caneca, não tras nenhum risco a saúde?
    Essa resina é a mesma aplicada em automóveis?

  • Olá tenho adesivos de vinil que foi feito impressão digital, gostaria de fixa-los em um quadro, para ser usado como gestão a vista, onde no mesmo irei escrever com canetão para quadro branco, que resina que utilizaria para facilitar o apagamento sem borrar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *