Rimaq 3.0

Máquina de Sabonetes Rimmaq & Peter Paiva

Sublimação: Entenda a técnica e monte já sua estamparia

Por: Rimaq 31 jul 2011 439 comentários 137.003 visualizações

Professor explicando sobre sublimação

Nós últimos anos tem se falado muito em sublimação. Muitas pessoas não entendem o que é de fato é essa técnica e o que pode e não poder ser estampado através da sublimação.

Explicar o conceito da sublimação envolve química. Mas se você é tão ruim em química quanto eu, não se preocupe, o conceito é bem simples.

Sublimação nada mais é que a transformação do estado sólido direto para o estado gasoso. Assim como o gelo seco e a naftalina.

Em termos práticos a imagem impressa no papel é o sólido, quando aplicado calor e pressão, ela se transforma em vapor e é transferida para o produto.

O mundo Antes e depois da sublimação.

A sublimação trouxe um mundo de possibilidades para quem trabalha com Estamparia. Antes dessa técnica se tornar popular éramos limitados a estampar tecidos e só! Quando as pessoas começaram a conhecer e criar peças com a sublimação o próprio mercado de brindes ressurgiu.


Produtos estampados com a técnica de sublimação

O que é preciso para trabalhar com Sublimação.

Impressora Sublimática: Nada mais é que uma impressora jato de tinta adaptada com um bulk ink. Utiliza tinta sublimática ao invés de cartuchos de tinta. A marca mais utilizada para trabalhar com sublimação é EPSON.

Impressora Sublimatica da Marca Epson

Papel Transfer Sublimatico:  O papel transfer sublimático é um transfer próprio para ser utilizado em conjunto com uma impressora sublimática. Na pratica, ele nada mais é que um papel especial que recebe uma fina camada de resina de poliéster  em sua superfície.

Obs — Adquira sempre produtos de qualidade, para garantir um ótimo produto final.

 

Pacote de Transfer Sublimatico

Tinta Sublimática:  A tinta sublimática é um corante, que quando aquecido projeta as partículas no poliéster, de modo que quanto maior a quantidade de poliéster no material, mais corante ele irá receber.

Produtos que podem receber sublimação

Poliéster: Para muitas pessoas o poliéster é só um tipo de tecido sintético, mas aí fica a dúvida: Se só o poliéster aceita a estampa sublimática, como é que canecas, pratos, vidro e metal também podem ser estampados?

E a resposta é simples, todos estes materiais recebem uma resina a base de poliéster.

Na Rimaq é possível encontrar muitos produtos já preparados com Resina à base de Poliéster como: Canecas, Pratos, Squezz, quebra-cabeça dentre outros.

Conclusão

A sublimação reacendeu todo o mercado de estamparia, hoje muitas pessoas trabalham apenas com produtos personalizados a base de sublimação, por isso se você ainda não conhecia essa técnica acabou a desculpa, comece a estampar utilizando a sublimação e boas vendas.

Saiba mais informações sobre a Máquina de Estampar Stampcor Rimaq

Comentários

Veja como criar o seu gravatar

439 respostas para “Sublimação: Entenda a técnica e monte já sua estamparia”

  1. Vanessa disse:

    Trabalho com sublimação há 2 anos e, nunca soube o que era essa tal de tinta sublimatica, agora eu sei de uma forma dinamica parabens pelo lancamento.
    Sucesso

  2. Luís disse:

    Olá, parabéns pelas dicas, são ótimas!
    Porém, eu tenho mais algumas dúvidas, como por exemplo: A sublimação pode ser feita em uma blusa de qualquer cor?
    Não se pode fazer sublimação em blusas de algodão?

    • rimaq disse:

      Ola Luis! Obrigada pelo reconhecimento!
      A sublimação só pode ser feita em base clara, ou seja tecido claro, ceramica clara e etc. Pois o pigmento dos produtos altera a qualidade da imagem.
      Infelizmente não é possivel fazer sublimação em tecido 100% algodão. É necessário que o tecido tenha pelo menos 70% de poliester e quanto mais poliester melhor o resultado final!
      Um tecido que eu gosto muito do resultado com sublimação é o Cetim fica brilhante e realça qualquer imagem.
      Continue acompanhando o Portal que em breve colocaremos mais artigos sobre estamparia!
      Equipe Rimaq

  3. josy disse:

    obrigada; ja to querendo ver os novos artigos

  4. gostaria de saber porque quando eu faço a sublimação em canecas com fotos a foto não fica tão visivel pois a qualidade da foto e boa mas quando vai para caneca não fica visivel.Faço o trabalho no corew mas não fica boa a foto na caneca

    • rimaq disse:

      Ola Fabiano,
      Alguns pontos que nós vamos pedir para você observar e depois nos diga se conferem ok? Você utiliza:
      -Papel Sublimático,Tinta Sublimática?
      -Pressão da Máquina. (não sei qual o modelo que você utiliza, mas normalmente as máquinas tem um ajuste de pressão)
      -Tempo e Temperatura: 4minutos- 200°C
      -E última mas tmb importante: A máquina estava funcionando normalmente e agora está dando problema ou você nunca conseguiu fazer uma caneca de qualidade?
      Ficamos no aguardo da sua resposta!
      Equipe Rimaq

  5. luciana disse:

    Boa noite!!!!

    Gostaria de saber se para sublimação as placas de EVA já vem cortadas no formato do chinelo ou temos que ter a máquina de fazer o chinelo?
    Grata, Luciana

    • rimaq disse:

      Olá Luciana ,
      Existe 2 opções para quem deseja fazer chinelos estampados.
      1° Adquirir as placas de e.v.a e cortar com a máquina de chinelos da Rimaq.
      2° Comprar as placas já cortadas, temos clientes que compraram a máquina de chinelos, caso você deseje posso te passar o contato de um deles para comprar direto com o fabricante.
      Equipe Rimaq

  6. maria auxiliadora disse:

    Boa tarde, gostaria de saber os contatos dos fabricantes de chinelos, pois estou muito interessada em adquirir os chinelos e se possível já resinados.
    Grata
    Maria Auxiliadora

    • rimaq disse:

      Olá Maria,
      Posso indicar um cliente que adquiriu a máquina de chinelos para fornecer chinelos para você. A Rimaq não vende chinelos prontos, apenas a máquina e a resina de poliéster para aplicar nos chinelos.
      Qual a sua cidade que posso passar o cliente mais próximo.
      Equipe Rimaq

  7. léo disse:

    A sublimação só pode ser feita com tecido de poliester?
    Estou abrindo uma estamparia com de estampas personalizadas e gostaria de saber quais são os melhores produtos para fazer esse tipo de trabalho.

    • rimaq disse:

      Olá Léo,
      Você acertou em cheio, a sublimação só pode ser feita em poliéster e quanto mais poliéster melhor, o indicado é que seja no mínimo 70%. Mas é possível estampar outros tecidos, o que você irá utilizar é outra impressora que pode ser uma impressora jato de tinta ou laser com papel especifico. De uma olhada neste artigo que você irá compreender as diferenças de impressora.
      De acordo com sua pergunta você cita que tem interesse em montar uma estamparia,então a aquisição de duas impressoras só irá aumentar seu leque de opções de produto final, mas lembrando com a máquina de estampar da Rimaq você pode estampar tecidos em geral, inclusive Poliéster,Algodão e outros. Se ainda tiver duvidas deixe outro comentário.
      Equipe Rimaq.

  8. Leduardo Tavares disse:

    Comprei uma máquina para estampar camisetas, e estive olhandeo o saite da RIMAQ, gostaria de receber o endereço de alguém que possua uma máquina de cortar chinélos, para poder agregar a minha produção a personalização de chinelos, poi já tive pedidos e não fiz por não saber onde adquirir os mesmo.Moro em Santos e não tenho conhecimento de alguem aqui que tenha esta máquina.

    • rimaq disse:

      Ola Leduardo,
      Iremos lhe passar o endereço de um cliente em São Paulo que pode fornecer os chinelos cortados.
      Mas você citou algo que pode ser visto como uma grande oportunidade, você disse que não encontrou ninguém na sua cidade que fornece a matéria prima, por que não ser o primeiro? O mercado de chinelos está em expansão e temos diversos clientes na baixada santista que poderiam se interessar pelo seu trabalho. Fica a Dica, se precisar de mais informações deixe seu comentário.
      Equipe Rimaq

  9. ana disse:

    Ola, gostaria de saber se da p/ imprimir nas canecas com tinta de computador ou as que vem com a maquimna?
    Obrigada

  10. irlaine mota gomes disse:

    Posso sublimar em poliester de cores fortes, como preto vermelho…?

    • rimaq disse:

      Ola Irlaine,
      Infelizmente não. A Sublimação só fica bonita em tecidos de poliéster branco e bases brancas como cerâmica,quebra-cabeça,mouse pad, chinelos com base branca e poliéster.
      Em alguns casos tecidos bem clarinho também ficam bonitos, mas é importa fazer um teste antes de fazer em produção.
      Temos excelentes resultados em cetim rosa bebe, cinza claro e etc.
      Equipe Rimaq

  11. imprimo a foto no corew draw e com papel sublimatico e tinta sublimatica mas quando o impresso sai na caneca não tenhe boa visibiidade da foto.a foto tenhe que ser de maquina digital ou não tenhe nada a ver.ou tenhe que ser feito a arte no foto shopp. obrigado pela atenção e fico no aguardo de sua resposta.

    • rimaq disse:

      Olá Fabiano,
      O editor de imagens não interfere na qualidade final da imagem. A qualidade da foto, essa sim interfere. Quanto melhor a qualidade da foto melhor será seu resultado final. Se você tirar uma foto de celular com baixa resolução não ficará legal a estampa. Tenha em mente alguns pontos para uma caneca de qualidade:

      1° Imagem em alta resolução
      2° Impressora sublimática com tinta sublimática de boa qualidade
      3°Papel Sublimático
      4°Caneca Resinada com resina a base de poliéster
      5°Maquina de Estampar Canecas de qualidade que permita transferência por igual de pressão e calor.

      Seguindo estes requisitos você fará canecas personalizadas de excelente qualidade.
      Equipe Rimaq

  12. viviane disse:

    Quero começar um negocio em estampar camisetas,almofadas e chinelos personalizados com fotos de clientes.
    Eu mesma quero fazer as estampas.
    Gostaria de saber quais os equipamentos tenho que comprar.
    lembrando que tenho uma impressora HP laser photosmart print scan se esta serve para imprimir as estampas.
    Outra dúvida é onde comprar os mateias como camisetas,quebra cabeça ,chinelos, tintas e papel..
    Obrigada pela atenção.

    • rimaq disse:

      Olá Viviane,
      Você optou por um ótimo mercado, a personalização de presentes com fotos é algo extremamente rentável.
      Com a sua impressora, você poderá criar estampas para tecidos de algodão em geral. E você também pode investir em uma impressora jato de tinta como a Epson T33 com adaptação para Bulk ink para sublimação, com essa técnica você amplia-rá seu leque de produtos, podendo fazer almofadas de cetim, quebra-cabeça, chinelos e etc.
      Já que você está querendo entrar no segmento eu recomendaria você conhecer melhor a máquina de estampar canecas, pois você poderá vender mais uma linha de produtos.
      Um consultor de negócios irá lhe informar preços e condições de Pagamento.
      Equipe Rimaq

  13. Joseval disse:

    Pq minhas peças ficão amarelas qto uso a stamp plus

    • rimaq disse:

      Joseval,
      Este problema pode ser causado por alguns fatores:
      -Temperatura acima do indicado.
      -Matéria Prima de baixa qualidade OU
      -Placa suja.

      Verifique essas possibilidades e se ainda apresentar o problema entre em contato conosco.
      Equipe Rimaq

  14. larissa disse:

    gostaria de abrir uma empresa de imprimir sublimassao offset, tenho que fazer cursos?

    • rimaq disse:

      Olá Larissa!
      É sempre bom aprendermos mais e cursos são sempre bem vindos!Para começar no ramo da sublimação você não precisa fazer um curso sobre a impressão em si, até por que a técnica é muito simples, o que você irá precisar é uma impressora sublimatica (Jato de tinta com 4 cartuchos e adptador de bulk ink), papel transfer e os materiais para personalização, ah e claro uma máquina de estampar.
      Um curso que eu indicaria para você, seria o de edição de imagens para que você mesmo possa criar suas estampas usando ferramentas profissionais de imagem, fazendo assim o seu trabalho ser diferenciado dos que já existam no mercado, e mais lucrativo.
      Se precisar de esclarecimentos continue acompanhando o Portal e deixe seus comentários, iremos ter o prazer em lhe ajudar,
      Equipe Rimaq

  15. Pierre disse:

    Olá, boa tarde,

    Primeiramente parabéns pela exposição e pelas respostas neste site.
    Estou querendo entrar no ramo de estamparia de camisetas. Vi um post acima noticiando que, no processo de sublimação, o tecido deve ter, no mínimo, 70% de poliester. Essa conceituada equipe poderia me informar qual o processo ideal para impressão em tecido de 100% algodão?

    Como informei acima, estou querendo entrar neste mercado, mas ainda não conheço praticamente nada dos processos de estamparia…são muitos? vocês poderiam me informar quais são?
    Desde já agradeço e mais uma vez PARABÉNS.

    • rimaq disse:

      Olá Pierre.
      Obrigado pelos elogios! Como voce pode ver para fazer sublimação em tecido é necessário que o mesmo tenha pelo menos 70% de poliester na sua composição para que a estampa seja feita com qualidade e durabilidade. Já para tecidos 100% algodão você pode fazer de duas formas:
      1- Impressão a Laser e transfer especifico para a Impressora. ou
      2- Impressora a Jato de Tinta com tinta pigmentada e papel especifica para a mesma.
      Essas duas opções citadas acima são as formas que se pode estampar um tecido 100% algodão, o que difere as duas técnicas é a qualidade da impressão. De uma olhada no link abaixo para entender um pouco mais sobre impressoras: http://www.rimaq30.com.br/qual-impressora-e-melhor/
      Temos um outro link que pode lhe ajudar a esclarecer outras dúvidas: http://www.rimaq30.com.br/saiba-o-que-e-preciso-para-montar-sua-estamparia/
      Equipe Rimaq.

  16. douglas disse:

    tenho interesse, em uma maquina para estampar camisetas, mas mimha duvida é se só posso usar tinta sublimatica em tecido branco? se eu mesmo teho camisetas (compradas em lojas) de diversas cores com tintas de alto relevo e estampadas! o processo dessas fabricas é diferente?
    Obrigado.

    • rimaq disse:

      Olá Douglas,
      Vou dividir suas perguntas em duas respostas para ficar mais claro.
      1) Sublimação só pode ser feita em tecidos brancos e claros e que possuam pelo menos 70% de poliéster em sua fabricação.
      2)Diferença das camisetas compradas em lojas com alto relevo e diversas cores e das estampas criadas em computador= As estampas com puff, glitter, foil e etc são conhecidas como serigráficas, e são confeccionadas em fabricas por máquinas de grande porte. Em impressoras residenciais só é possível fazer estampa chapada, porem é possível comprar estampas prontas de diversas tipos,inclusive puff,foil,e etc.
      Se ainda tiver dúvidas deixe seu comentário.
      Equipe Rimaq

  17. Sílvia Letícia disse:

    Olá temos uma pequena confecção e também trabalho como designer gráfico,aproveitando essas duas áreas queremos ampliar com estamparia, tanto de personalização como em geral para venda. Tenho uma impressora hp deskjet jato de tinta com bulk ink, mas não sei se minha tinta é sublimá-tica,como saber? O que me aconselhariam para iniciar a expansão com a estamparia?
    Grata.

    • rimaq disse:

      Olá Silvia,
      A melhor maneira para saber se a tinta é ou não é sublimática é perguntar para a empresa que lhe vendeu. Em relação a expansão da sua empresa, você poderia começar adquirindo uma máquina de estampar Stampcor que estampa camisetas, chinelos, cerâmica, mouse pad, tecidos em geral e outros e uma máquina de estampar Canecas- StampCaneca. Com esses dois equipamentos você já terá uma boa base para começar no segmento de brindes e presentes personalizados.
      Se tiver mais dúvidas deixe seu comentário
      Equipe Rimaq

  18. ARNALDE disse:

    Boa noite, estou iniciando no ramo de estamparia de camisas, e tenho algumas duvidas, muitas ja foram respondidas anteriormente. Para camisetas qual o melhor tipo de tinha, pigmentada ou sublimática? tinha pigmentada é aquela q ja vem de fábrica em cartuchos de impressoras jato de tinta?onde consigo aulas em dvd sobre estamparia de camisas? quero produzir camisas de alta qualidade! Desde já obr !

    • rimaq disse:

      Olá Arnalde,
      Para camisetas de algodão você ira utilizar impressora jato de tinta com tinta pigmentada que já vem com a impressora de fábrica, caso você queira trabalhar com camisetas com tecido sintético, você irá utilizar a impressora jato de tinta com adaptação para tinta sublimática.
      Equipe Rimaq

  19. Olá, bom dia.

    Gostaria de saber se com a máquina de sublimação de canetas e todo o equipamento de sublimação descrito acima, eu poderia utilizar o processo de sublimação em qualquer tipo de caneta.

    Minha dúvida é se poderei utilizar o processo em canetas de metal e semi-metal ou somente de plástico que o processo funciona.

    Tenho essa dúvida em relação a aderência do papel. O Squeeze é de plástico, e a caneta do vídeo de demonstração do equipamento também, por isso minha dúvida.

    Grato,

    Diogo Silveira

    • rimaq disse:

      Olá Diogo,

      Para trabalhar com sublimação em canetas você terá que aplicar Resina de Poliéster em todas as canetas e aguardar o processo de cura, que é de aproximadamente 24horas. As canetas são plásticas e tem o fundo branco. Não é possível trabalhar com canetas metálicas.
      Mas existe um processo mais simples para personalizar canetas, é com o mesmo equipamento, porém com uma estampa impressa em uma impressora a laser, que trabalhe com até 190°C, existe mais de 10 equipamentos que possuem está característica e podemos indicar alguns fornecedores para você. A vantagem deste processo é que você não terá a necessidade de aplicar resina em cada caneta, a estampa vai direto na caneta e sai da máquina já estampada.

      Em relação a aderência no papel, é recomendado que se coloque uma fita crepe para segurar a imagem, para que a mesma não se desloque do lugar na hora de estampar, após estampada é só retirar a fita crepe e passar um pano úmido.
      Você também tem dúvidas a respeito do Squezz estampado na Máquina de Canecas da Rimaq, este squezz é de alumínio e é próprio para personalização, ele já vem com a Resina de Poliéster aplicada e só é necessário colocar a estampa sublimática e levar à máquina de estampar para que ocorra a transferência da imagem impressa no papel para o squezz.

      Se ainda restarem dúvidas deixe seu comentário.
      Equipe Rimaq

      • Bárbara disse:

        Não entendi muito bem… quer dizer que não encontrarei canetas resinadas para trabalhar com minha stamp pen? Terei de escolher as canetas com cuidado para que sejam de algum material que aceite a resina de poliéster e terei de resinar todas, esperar curar, para, então estampá-las?

        • rimaq disse:

          Olá Barbara.
          A estamparia em canetas não são feitas com impressoras sublimaticas e sim a laser, você precisa tomar cuidado com o tipo de caneca irá comprar para utilizar em sua prensa.
          A impressão para canetas deve ser feita numa impressora a laser com transfer Flextrans. Com as máquinas de estampar canetas da Rimaq o acabamento é perfeito e você não terá que se preocupar em resinar peça, por peça.
          Qualquer dúvida deixe os seus comentários.
          Equipe Rimaq.

  20. Arnalde disse:

    Boa noite, que tipo de tinha vc aconselha que use para estampar camisas? e qual o tipo de transfer que melhor se encaixa para cada tipo de tinta? qual a melhor impressora, e melhor maquina para estampar camisas? desde ja obr, um abraço!

    • rimaq disse:

      Olá Arnalde,
      O que difere no processo não é a tinta e sim o papel, mais conhecido como papel transfer. Esse papel é comercializado por impressora, exemplo se você trabalha com impressora jato de tinta irá utilizar papel transfer para impressora jato de tinta e assim por diante.
      Quando você pergunta, qual o melhor…? Podemos dizer para você que é um conjunto de fatores, uma boa impressora, com tinta e papel de qualidade com a Máquina de Estampar da Rimaq, iram garantir a você um produto final de excelente qualidade e altamente lucrativo.
      Equipe Rimaq

  21. jose luiz Realengo disse:

    Boa noite RIMAQ. Tenho uma impressora HP 820 jato de tinta, gostaria de saber se posso adaptar este bulk link na mesma ou se tenho que adquir outra impressora. Obrigado

    • rimaq disse:

      Olá Jose.
      Essa sua HP é uma impressora antiga e não oferece mais os requisitos de qualidade para impressão, até por que a mesma já saiu de linha e não existe mais suporte para essa impressora.

  22. Leandro disse:

    Bom dia,
    gostaria de saber se existe uma impressora que eu possa usar para todos os tipos de tecidos, incluse tecido de bermudas tectel, claro se as estamparia, faça essa demanda.
    Gostaria de receber essas informações por e-mail se possivel, agradeço tambem se vcs enviarem uma lista de todo materila que devo ter e suas espeçificações de uso.

    Muito obrigado

    Att.: Leandro

    • rimaq disse:

      Olá Leandro,
      Não existe uma única impressora para todos os tipos de tecido. Isso porque cada tecido tem sua particularidade. Com a mesma máquina de estampar da Stampcor da Rimaq , você poderá estampar diversos tecidos, porém devera utilizar estampas diferentes.
      No caso das bermudas de tactel, as estampas normalmente utilizadas são as litográficas que não possuem modelos de impressoras domésticas, essas são desenvolvidas através de impressora off-set, mas existem diversas empresas que podem criar para você.
      De uma olhada neste artigo, e se houver dúvida deixe seu comentário. http://www.rimaq30.com.br/saiba-o-que-e-preciso-para-montar-sua-estamparia/

  23. Elianderson disse:

    Quero abrir uma estaparia, com sublimação total, a impressora epson 7700 é adequada para esse serviço?

    • rimaq disse:

      Olá Elianderson.
      Sua impressora Epson é ideal para esse tipo de serviço! É uma impressora de alta qualidade e por consequência aceita vários tipos de papeis. Você só irá precisar tomar cuidado com que tipo de material irá personalizar, por exemplo, se você for personalizar tecidos 100% algodão basta colocar o papel ideal para a cor do tecido e imprimir a estampa. Se você for personalizar tecidos com até 70% de algodão você irá precisar de instalar um bulk ink na sua impressora para que ela passe a utlizar a tinta especifica para sublimação.
      O ideal para quem quer montar uma estamparia e que se tenha duas impressoras.. Uma sublimática que nada mais é que uma impressora a jato de tinta com adaptador de bulk ink e uma a laser ou jato de tinta.

  24. Roberto disse:

    Boa tarde! Eu tenho uma maquina de estampar camisetas, só que aqui as pessoas gosta mais de camiseta de Algodão, Por ser mais fria aqui no Estado do Ceará.
    Então; Qual a impressora devo comprar para ter um resulta do melhor nas estampa?
    e qual a cores que devo estampar? Agradeço pela atenção.

    • rimaq disse:

      Olá Roberto.

      Vai depender muito do seu gosto e poder aquisitivo para adquirir a impressora. Você pode usar uma impressora jato de tinta ou laser. Ambas existem de diferentes tamanhos e preços no mercado. A impressora a laser é o grande “xodó” dos gráficos e muitas outras pessoas que trabalham com comunicação visual. Isso por que sua qualidade de impressão é excelente, alem da velocidade e economia que a impressora trabalha. É uma excelente máquina para quem trabalha com produção e não pode perder tempo.

      Ja a impressora jato de tinta tem um valor de investimento inicial inferior é possivel encontra-la a partir de 200 reais, alguns fabricantes conseguem chegar bem proximas a qualidade de impressões a laser. Porém, o tempo para fazer a impressão de uma imagem é bastante demorado, algumas levam até 5 min para imprimir uma foto em alta qualidade e quando a impressão esta pronta o papel sai molhado então é necessário tomar algumas precauções para não danificar a estampa.

      Essas são algumas diferenças entre as impressoras. A estamparia em algodão aceita essas duas formas de impressão (Laser e Jato de tinta) vai da sua demanda e gosto pessoal.
      De uma lida nesse artigo, pode lhe ajudar bastante: http://www.rimaq30.com.br/qual-impressora-e-melhor/

      Equipe Rimaq

  25. Katia disse:

    Bom dia!
    Gostaria antes demais nada parabenizá-los pelo site.
    Gostaria de saber como é feito a personalização em camisas nos tons escuros? Como é o passo a passo e qual o material utilizado? Como se usa o transfer ou sublimático Dark?
    Desde já agradeço.

    • rimaq disse:

      Olá Katia,
      Para camisetas coloridas claras o sistema de criação e impressão da estampa é o mesmo para tecidos claros. Para estampar tecidos escuros especialmente os pretos, você poderá utilizar impressora jato de tinta ou laser o que irá mudar é o papel que você irá utilizar. No caso de tecidos escuros você irá utilizar o Transfer Obm ou Transfer Dark.
      -Transfer OBM
      É uma espécie de tecido termo colante para tecidos escuro, esse material pode ser utilizado em conjunto com papel tranfer para impressora a laser colorida.
      -Transfer Dark:
      O Transfer Dark é um papel desenvolvido para fundos claros, ele faz a função de um “fundo branco” visto que impressoras INK JET não tem não tinta branca, Esse papel serve para fazer um contraste entre a imagem eo tecido possibilitando a visualização das imagens sendo elas quais forem. Se ainda tiver dúvidas deixe seu comentário.
      Obrigado pelo elogio, qualquer dúvida ou sugestão deixe seu comentário.
      Equipe Rimaq

  26. Carlos disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se a sublimação fica bem em laha PV (67% poliester+33% viscose) ???
    é o material que mais trabalho!!

    aguardo.

  27. Raquel Faber disse:

    Olá gostaria de tirar uma dúvida em relação a sublimação em canecas, minhas canecas estão saindo todas com um tom rosado.Oque pode ser?

    • rimaq disse:

      Olá Raquel
      Isso pode ocorrer por alguns fatores, tais como:
      Qualidade da Tinta a ser utilizada;
      Tempo deixado na máquina;
      Pressão inadequada para o tipo de caneca;
      Tamanho da caneca menor que a forma;
      Qualidade da tinta;
      Impressora desconfigurada dentre outros fatores.

      Verifique se esses atributos que acabamos de citar estão ok e tente corrigir caso haja algum erro, qualquer dúvida, basta nos consultar
      Equipe Rimaq

  28. Débora disse:

    Boa tarde!!!
    Tenho uma impressora Epson Stylus XT115, e gostaria de saber se consigo utilizar para impressão sublimática, pois estou querendo comprar uma máquina de estampar.

    No aguardo, obrigada.

    • rimaq disse:

      Olá Debora.
      Infelizmente essa sua impressora é uma multifuncional e esse modelo de impressora não serve para sublimação por que não aceita o papel especifico para impressão das estampas.
      A Marca mais indicada para estamparia e principalmente sublimação é a Epson mesmo e hoje a impressora mais comercializada é a Epson T42WD… Caso você queira pegar algum outro modelo dessa mesma marca lembre-se que a impressora não pode ser multifuncional, precisa ter 4 cartuchos e adaptador de Bulk ink para utilização da tinta sublimática.

      Qualquer Dúvida basta nos deixar seu comentário.
      Equipe Rimaq.

  29. Ricardo disse:

    Olá, eu gostaria de estampar chinelos com imagens criadas por mim mesmo, portanto precisaria saber se qualquer tipo de chinelo pode ser estampado. a minha intensão é q a estampa fique do mesmo estilo que as impressões q tem nos chinelos havaianas? tipo, quero criar desenhos no corel draw, imprimir e estampar nos chinelos, isso é possível? que maquinário eu necessito? obrigado.

    • rimaq disse:

      Olá Ricardo.
      É possível sim Trabalhar com Personalização de chinelos por meio de estamparia, Porém, os chinelos que você poderá estampar são os estilos Havaianas, pois esses agüentam o calor e a pressão aplicada pela maquina de estampar sem que derreta ou encolha, chinelos com outras matérias podem ter um resultado negativo na hora de personalizar. Também é importante lembrar que antes de estampar os chinelos é necessário que seja aplicado uma fina camada de Resina de poliéster na superfície do Material para que a estampa fixe no Chinelo, Hoje é possível achara esses materiais já resinados em lojas que trabalham com estamparia.
      Quanto à criação da arte pelo Corel Draw ou qualquer outro software de criação de imagens é possível sim, basta fazer a arte no tamanho desejado, imprimir no papel sublimático com tinta sublimática e estampar..
      O que você irá precisar é de uma máquina de estampar, uma impressora sublimática, um computador, transfers sublimáticos e Chinelos resinados.
      Qualquer dúvida, basta deixar seus comentários..
      Equipe Rimaq.

  30. duarte disse:

    bom dia, comprei uma maquina de estampar camisetas, e queria saber como faço para estampar camisetas escuras, e ficar com a estampa boa com qualidade pois nao estou conseguindo, sera que é o papel? a tinta? enfim.. tenho tb a impressora epson stilus t25 sublimatica esta impressora é boa para estes tipos de serviços. se possivel envie no meu e-mail os tipos mai ideais de papeis sublimaticos para a impressao de camisetas escuras e os tipos dematriais que vcs trabalham para este serviço.
    muito obrigado

    • rimaq disse:

      Olá Duarte.
      A qualidade das suas estampas irá depender da qualidade dos materiais que você esta utilizando, para que saiam boas as suas estampas é essencial que você utilize um bom tecido, impressora adequada a causa com boa resolução, e se for utilizar Impressora Jato de tinta lembre-se de utilizar tintas profissionais. Lembre-se que para cada tipo de impressora existe um transfer especifico, para dizer se o que você esta utilizando é ou não o correto precisamos saber qual o equipamento que você tem..
      Quanto a sua impressora… A Epson T25 não é uma impressora adequada para sublimação, isso por que é extremamente simples, um equipamento criado apenas para impressão de trabalhos escolares e afins, Trabalhar com essa impressora utilizando tinta sublimatica irá acarretar em problemas que vão sair bem mais caros do que comprar uma impressora própria. A impressora mais aconselhada para esse tipo de trabalho no momento é a Epson T42WD.
      Qualquer dúvida deixe seu comentário…
      Equipe Rimaq.

  31. Pierre Carvalho disse:

    Boa tarde,

    com relação ao tecido 100% algodão, é possível aplicar a sublimação? Em caso negativo, como se estampa no algudão 100%? Qual é a técnica aplicada

    Desde já agradeço a atenção e o esclarecimento.

    Pierre Carvalho.

    • rimaq disse:

      Olá Pierre.
      Tecidos 100% algodão não aceitam sublimação, para esses tecidos e necessário que você faça a impressão da estampa com uma impressora a laser ou jato de tinta com o papel especifico para a marca da impressora que esta utilizando. A sublimação e destinada apenas a Tecidos com no minimo 70% de algodão.
      Qualquer dúvida deixe seu comentário
      Equipe Rimaq.

  32. reynaldo disse:

    ola
    gostaria de saber se qualquer impressora pode se adaptar a tinta sublimatica .pois eu tenho uma impressora HP C5580 será que dá?
    aguardo resposta.
    Boa tarde

    • rimaq disse:

      Olá Reynaldo.
      Nenhuma impressora da marca HP serve para adaptação de bulk ink para tinta sublimatica, Isso por que a mesma utiliza um cabeçote de impressão térmico e a tinta sublimatica é a base de água, quando entra em contato com o Calor evapora, com isso, os danos a sua impressora seriam muito grandes e você não teria nenhuma impressão. As impressoras ideias para esse trabalho são as da Marca Epson, porém é necessário que a impressora seja a jato de tinta e tenha 4 cartuchos e adaptador de bulk ink. Essa impressora não deve ser multifuncional. O modelo mais comercializado da Epson hoje é o T42WD.
      Qualquer dúvida basta deixar seus comentários.
      Equipe Rimaq.

  33. Paulo Marcos disse:

    Qual a durabilidade de uma arte na camisa?

    • rimaq disse:

      Ola Paulo.
      Ao certo não existe um prazo de durabilidade de uma estampa em tecidos, as estampas feitas com a máquina da Rimaq são similar a qualquer estampa dessas camisetas que temos no mercado hoje.
      O que irá determinar quanto tempo poderá durar suas estampas é o cuidado tomado com as camisetas, além da utilização de material de boa qualidade, pois sem eles obviamente o seu trabalho não será satisfatório ao cliente. O que você pode fazer para prolongar o tempo de vida das suas estampas é:
      Tomar cuidado no momento da lavagem.
      Não utilizar alvejantes.
      Passar do lado do Avesso.
      Nunca passar o ferro sobre a estampa.
      Dentre outros .
      Qualquer dúvida deixe os seus comentários.
      Equipe Rimaq.

  34. Acassia disse:

    Olá Rimaq, gostaria de saber se para estampar camisetas é preciso ter uma impressora sublimatica ou posso comprar as estampas prontas e fazer a técnica direto com a máquina de estampar, ou realmente é necessário ter uma impressora? E com relação a estampa em canecas, posso estampar em qualquer caneca branca e resinada ou comprando a máquina na rimaq tenho que obrigatoriamente comprar as canecas na rimaq. Um abraço e obrigado>

    • rimaq disse:

      Olá Acassia.
      Você pode sim comprar as estampas prontas e já trabalhar com elas, porém, o que faz o diferencial em trabalhar com personalização é a sua criação, e para isso é necessário que você tenha as impressoras, tanto sublimática, quanto para transferência em tecidos em algodão, que pode ser uma impressora a laser ou jato de tinta convencional. Quer um exemplo? Você nunca ira conseguir trabalhar para eventos temáticos comprando estampas prontas, pois aonde você iria conseguir comprar uma estampa com uma foto de um aniversariante ou Debutante? São esses os pontos que você precisa pensar quando trabalha com estamparia. Tendo a impressora o campo de atuação é muito maior.
      Quanto a personalização de canecas. É necessário que essas tenham a superfície branca e contenham uma fina camada de resina de poliéster, contendo isso, é possível trabalhar com Squeeazes, canecas de porcelana, alumínio, chopp, térmicas e etc. Hoje no mercado existem diversos fornecedores e você não precisa se fidelizar a Rimaq para conseguir a matéria prima.
      Qualquer dúvida deixe o seu comentário.
      Equipe RImaq .

  35. Acassia disse:

    A impressora HP Photosmart me ajuda em alguma coisa com relação a estamparia.

    • rimaq disse:

      OlÁ Acassia.
      As impressoras HP não são aconselhadas para trabalhar com estamparia, principalmente se for para trabalhar com Sublimação.
      As impressoras HP trabalham com cabeças de impressão Térmica e a tinta sublimática reage com a temperatura e isso iria danificar os cabeçotes, gerando muito mais gastos com manutenção. Além desse detalhe dos cabeçotes, a sua impressora é Multifuncional e essas não aceitam papeis homologado (Transfers). Para trabalhar com estamparia a marca ideal de impressoras é a EPSON, hoje a mais vendida no Mercado é T42WD, uma excelente impressora com um belo custo beneficio.
      Qualquer dúvida deixe o seu comentário.
      Equipe Rimaq.

  36. Danielle Souza disse:

    Bom Dia! Se eu comprar um chinelo da marca havaiana para personalizar na máquina Stampor teria mesmo assim que utilizar a resina poliéster ao final do processo? Ou esse chinelo já vem preparado para tal? Vocês recomendam algum site ou endereço que eu possa comprar esse chinelo já preparado para não precisar usar esta resina?
    Obrigada!

    • rimaq disse:

      Olá Danielle
      independente da marca do chinelo que você comprar, será necessário a utilização da Resina antes de estampar o chinelo, Existem algumas empresas especializadas na venda de produtos prontos para sublimação, se você fizer uma busca na internet irá encontrar vários dos mais diversos preços.
      Nos da Rimaq comercializamos a placa de E.V.A com um tecido de poliéster em sua superficie para que o mesmo possa ser personalizado sem a utilização da resina. Entra em contato com o Consultor ao qual a senhora negociou a Stampcor Plus que ele pode lhe passar algum de nossos clientes que tenham a máquina de Chinelos da Rimaq, esse poder vir a ser o seu fornecedor.
      Qualquer dúvida deixe os seus comentários.
      Equipe Rimaq.

  37. Elisângela disse:

    gostaria de saber onde posso encontrar o papel para personalizar e qual o nome desse papel. desde já obrigada.

    • rimaq disse:

      Olá Elisângela.
      Existem várias lojas de personalização de tecidos e até mesmos grandes lojas na internet que vendem os Papeis para personalização, não é difícil de encontra-los! O nome desse papel é Transfer e você precisa ficar atento a qual tecido irá estampar e qual a sua impressora, no caso de impressoras a laser é importante perguntar ao vendedor ou pessoa que lhe atender se o papel servirá para a marca da sua ok?
      Qualquer dúvida pode deixar seus comentários que ficaremos felizes em ajuda-la.
      Equipe Rimaq.

  38. Sidnei disse:

    Olá
    Fui informado que para a impressora Lase Oki c110 da okidata existe Toner para sublimação, isso é verdade ou possível?

    • rimaq disse:

      Olá sidnei.
      A sublimação é um processo que necessita de tinta Sublimática e essa tem como base a água, para utilizar tal tinta você irá precisar de uma impressora Jato de tinta com 4 cartuchos e adaptador de Bulk ink, a marca mais recomendada para esse processo é a EPSON e a impressora mais vendida é a T42WD.
      A Impressora OKI c110 é a laser e não utiliza cartuchos e sim Tonner e esse não comporta tinta, mais sim um especie de Pó que em contato com o Laser e o calor faz a impressão.
      Entenda um pouco mais sobre impressora nesses artigos.
      http://www.rimaq30.com.br/qual-impressora-e-melhor/

  39. Jonathan disse:

    Ola!

    uma duvida.

    se eu quiser trablhar so com camisetas de algodão
    que impressora,tinta e papel eu devo trabalhar?

    • rimaq disse:

      Olá jonathan.
      Para camisetas de algodão você tem a opção de trabalhar tanto com uma impressora a laser, como uma jato de tinta, quem denomina isso é você e quantos poderá investir em uma.
      O transfer a ser utilizado no Caso da Jato de tinta é o “Transfer Jato de tinta” , Para impressões a laser é necessário tomar alguns cuidados pois cada impressora aceita uma gramatura de papel e existem algumas variedades no caso de transfers para impressoras a laser. O correto é falar com o vendedor qual a marca de sua impressora e o mesmo irá lhe mostrar os transfer corretos.

  40. luiz disse:

    qual e a tinta para imprimir em camiseta de 100% algodão corante ou pigmentada,eu tenho uma t50 com tinta sublimatica e outra t25 esta deve ser com que tinta???

    • rimaq disse:

      Olá Luiz.
      A tinta utilizada para tecidos 100% algodão é a pigmentada (a mesma tinta que vem junto com os cartuchos da impressora) ou se preferir pode utilizar uma impressora a laser.
      As impressoras que você citou T50 e T25 são incompatíveis para trabalhar com sublimação, a T50 pelo fato de ter mais de 4 cartuchos e por ficar inutilizado a opção de imprimir em cds e a T25 por ser uma impressora de uso residencial, ideal para trabalhar com impressão de trabalhos escolares e documentos para escritório. Para trabalhar com Sublimação a impressora mais vendida no mercado hoje é a EPSON T42wd.
      Qualquer dúvida deixe o seu comentário.
      Equipe Rimaq.

  41. ANDERSON SOUSA SOARES disse:

    tenho uma maquina rimaq de estampar fiz o teste de sublimação mas a estampa não ficou brinhando, tem algum materiaa especico para dar o brilho na estampa.nutilizei a impreção de sublimação o papel para subimação e apliquei no clinelo utilzando 200graus dando 20seg mas a estampa ficou sem brilho.ntem alguma sugestão .

    • rimaq disse:

      Olá Anderson.
      Esse efeito de “Brilho” acontece quando você estampa um chinelo que foi resinado. A Resina de Poliéster da esse efeito de brilho nos chinelos, porém, fica com a superficie do mesmo lisa e com o tempo começa a rachar, por isso nos desenvolvemos as placas de EVA com tecido sintético em sua superfície se você estiver utilizando outro material que não for o chinelo com a superficie resina esse efeito não irá acontecer. Todo o resto do processo foi feito corretamente.
      Qualquer duvida deixe os seus comentários.
      Equipe Rimaq.

  42. ivaldo junior disse:

    tem como fazer transfer em camisa preta ou colorida? estou muito interesado em comprar uma maquina de tranfer mas fica na duvida se ela so faz o tranfer em camisa clara e como posso fazer o transfer em camisa escuras e coloridas abraços!!

    • rimaq disse:

      Olá Ivaldo.
      Existe sim como estampar tecidos coloridos e escuros, porém, você precisará utilizar o transfer e a impressora correta…
      Para se basear é muito simples..

      Para tecidos Sintéticos (cores claras) Azulejos, quebra cabeças e outros materias devidamente tratados para sublimação. Você deve utilizar uma impressora sublimatica. Com tinta e papel Sublimatico.
      Para tecidos 100 % algodão você pode utilizar uma impressora jato de tinta com tinta pigmentada ou uma impressora laser, para variar as cores basta você conversar com o seu fornecedor qual o melhor transfer para determinada cor de tecido e qual o melhor papel.

      Equipe Rimaq

      • Olá, não entendi uma coisa. Tenho a máquina de estampar canecas e a de camisetas. Terei que comprar 2 impressoras ou uma só resolve para os dois tipos de tintas ?
        Ex: Vi esvrito no item acima assim:
        Para tecidos Sintéticos (cores claras) Azulejos, quebra cabeças e outros materias devidamente tratados para sublimação. Você deve utilizar uma impressora sublimatica. Com tinta e papel Sublimatico.
        Para tecidos 100 % algodão você pode utilizar uma impressora jato de tinta com tinta pigmentada ou uma impressora laser, para variar as cores basta você conversar com o seu fornecedor qual o melhor transfer para determinada cor de tecido e qual o melhor papel

        • rimaq disse:

          Olá Deysemar… Exatamente, para a máquina de estampar canecas, apenas a impressora sublimática basta.. Já para a máquina de estampar indicamos que você utilize as 2 impressoras uma jato de tinta ou laser para tecidos 100% algodão e uma Sublimática para tecidos sintéticos, azulejos, cerâmicas, quebra cabeças e demais produtos próprios para sublimação.

  43. Reinaldo disse:

    Olá. Tenho uma dúvida. Tenho visto várias estampas em lojas e vejo nitidamente que o processo que se faz nas estampas não é nem silk-screen nem transfer jato de tinta. Por que? Porque a estampa fica com um aspecto leve. Ela não fica emborrachada e nem pesada para se vestir. Com relação ao silk, também sei que não é, pois tem uma riqueza de detalhes e cores diversas (consegui contar mais de 20 cores em uma unica estampa) que seria impossivel ou inviavel economicamente fazer isso no silk para uma camisa de no máximo R$30. Detalhe: todas malhas que vi são 100% algodão. O que seria isso? Uma vez pedi que uma firma fizesse uma sublimação no algodão (encontrei essa firma no RJ) e eles fizeram. Vi que a tinta penetrou nas fibras do algodão (eu conseguia esticar a malha sem que a estampa se desprendesse da malha ou craquelasse). Só que nesse processo feito no RJ a estampa ficou opaca. Trabalho só com roupas de algodão (exigência do meu mercado consumidor) e gostaria de fazer esse processo da melhor forma possível. Obrigado

    • rimaq disse:

      Olá Reinaldo.

      A qualidade do Transfer utilizado conta muito para esse processo, assim como a impressora.
      Quando você vê uma riqueza tão grande em detalhes como a que você descreveu.
      Para trabalhar com tecidos 100% algodão você pode utilizar também a impressão a laser que da uma descrição muito maior nos produtos que a jato de tinta, e como citado acima, quando utilizado com o transfer correto o efeito que temos é esse que você visualizou.
      As camisetas que você solicitou para a empresa Carioca não ficaram boas por que a sublimação é destinada a tecidos sintéticos e não algodão.
      Qualquer dúvida deixe os seus comentários.
      Equipe Rimaq.

  44. Cassiano disse:

    Boa noite, estou começando agora com produtos personalizados, mas de tantas pesquisas que fiz vai surgindo mais dúvidas, mas que estão chegando ao fim.
    Minha dúvida agora é a seguinte, estou me focando mais em trasfer para camisetas 100% algodão, ja editei varias imagens em corel, do tamnha e cor que gostei, agora, em qual papel e impressora é mais aconselhavel eu fazer a impressão.
    Pelas minhas pesquisas para camisetas claras o melhor é impressão a laser no papel transfer certo? qual o modelo deste papel, que marca é a mais recomenda?
    Fico no aguardo,
    desde ja agradeço a atenção;

    • rimaq disse:

      Olá Cassiano..

      Para trabalhar com tecido 100% algodão você precisará de uma impressora jato de tinta ou laser com o papel ideal para a marca da sua impressora..
      Para tecidos claros ou escuros é necessário o papel Transfer especifico.. Pode ser o Ineo, Dark, OBM. Tudo depende da marca da sua impressora..
      O ideal é você conversar com o seu fornecedor de transfer para que ele o aconselhe a comprar o papel especifico para sua impressora.

      Equipe Rimaq.

  45. Paulo disse:

    OLá! quero montar meu proprio negocio de fabriacar chinelos.A rimaq dar um curso?

    • rimaq disse:

      Olá Paulo.
      Sim. Além de todo o Material Disponível em nosso site, você pode nos ligar, consultar por e-mail ou visitar nossa empresa para conhecer e aprender sobre os equipamentos etc.
      Estamos aguardando você..

      Equipe Rimaq.

      • Lucas Manssini disse:

        Srs. gostaria de saber, qual a melhor indicação de maquina de estampar de vocês e uma impressora , para que eu faça uma estampa em papel tranfer em capas de celulares ipad iphone tablests…

        grato,

        Lucas manssini

  46. leticia disse:

    trabalho com sublimação em chinelos EVA, resinei todos e saíram perfeitos a sublimação, porém repeti o mesmo processo em uma nova remessa de chinelos e agora eles estão saindo amarelados.Estou utilizando o mesmo tempo e tudo mais. O que poderá estar acontecendo?

    • rimaq disse:

      Bom dia Leticia

      Como fez todo o processo igual ao anterior o que pode ter ocorrido talvez seja a mistura da resina não exata como da primeira vez, certifique se fez a mistura com as medidas coretas e faça novos testes, lembrando que é sempre bom fazer uma limpeza na placa superior com um pano seco.
      Verifique estas informaçoes e qualquer dúvida estamos a disposição.

      Agredecemos o contato
      Equipe Rimaq.

  47. Karla disse:

    Estampei algumas camisas com transfer sublimático na T42WD, a estampa ficou legal, mas percebi que também estampou suavemente no fundo da camisa, o que pode ter ocasionado isso, usei a pressão média/forte e o tempo que veio especificado junto com o papel 30 segundos, qual foi o meu erro?

    • rimaq disse:

      Olá Karla

      Sempre que for estampar tecido com estampas sublimáticas antes recomendamos colocar um papel (pode ser até uma folha de sulfite) ou o teflon (película marrom) que vai junto com a máquina, por que o calor da máquina faz com que a tinta evapore para o tecido e as vezes ela ultrapassa e marca do outro lado. Neste caso não é necessário muita pressão desde que fique firme ao fechar a prensa e 25 segundos é o sulficiente para transferir a imagem. Agradecemos seu contato.

      Equipe Rimaq

  48. Karla disse:

    Muito obrigado pela pronta resposta, foi esclarecedor.
    Agora gostaria de saber como devo proceder com estampas em camisas de cores escuras. Preciso estampar uma camisa de cor preta, o que devo usar? Obrigatoriamente terei que comprar uma impressora a Laser ou Jato de tinta e usar transfer adequado? ou existe um transfer sublimático para cores escuras. Outra dúvida, como fazer estampas BRANCAS em camisas escuras?
    Aguardo retorno.

    • rimaq disse:

      Bom dia Karla

      Para trabalhar com tecidos escuros e coloridos você tem algumas opçoes… O papel transfer DARK para impressora à laser ou copiadora colorida, o OBM papel transfer jato de Tinta e o Papel Power Film que é um Papel com uma película termocolante e neste processo usa-se uma Plotter de Recorte porque na verdade ele não é impresso e sim recortado. Sublimação Karla é somente para tecidos claros quanto mais claro o tecido mais terá um excelente resultado. E para tecido em algodão e os coloridas você deve optar por uma comum jato de tinta, laser ou copiadora colorida, por que sublimação não serve para tecidos em algodão.
      Agradecemos seu contato.

      Equipe Rimaq

      • Fernando Plentz disse:

        Adquirimos uma maquina de estampar e estamos com algumas encomendas de camisetas pretas com suas estampas brancas (letras) porém nao conseguimos imprimir em branco no papel transfer. Qual a sugestão! Ficamos no aguardo!

        • rimaq disse:

          Olá Fernando

          Para este trabalho o processo é usar o Papel Power Film (opção de apenas uma cor) e ele não é impresso, e sim cortado, então usa se uma Ploter de recorte (impressora que corta), você pode encontrar no mesmo lugar que já compra seus transfers, o serviço de plotagem pode ser terceirizado, há casa de plotagens, ou mini gráficas que possam fazer as impressões. Agradecemos o contato.

          Equipe Rimaq

  49. Silvia Aparecida de Andrade Faria disse:

    Boa tarde, tenho uma maquina Rimaq preciso de saber se está maquina silk em cor escura porque estou com encomenta.vc poderia me esxplicar qual o material que posso usar.

    • rimaq disse:

      Olá Sandra

      Nossas máquinas trabalha atráves da termo transferêcia ou seja transfere a imagem com pressão, calor e temperatura, é diferente do processo de silk, e com a Stampcor pode sim estampar em tecidos escuros, o que vai mudar é o tipo de papel transfer, que tem diferentes tipos cada um indicado para um tipo de impressora e vai encontrar papel transfer tanto para tecidos claros como escuros. Agradecemos o contato

      Equipe Rimaq

      Equipe Rimaq

  50. Raquelly disse:

    Boa Noite. tem como personalizar guardanapos com sublimação? se sim, em que temperatura e por quanto tempo/

    • rimaq disse:

      Bom dia Raquelly

      Poderá estampar guardanapos de tecido sintético com sublimação, mas se for de papel não tem esta opção, o material estampado com sublimação devem ser de tecido sintetico ou com uma camada de resina a base de poliester, e no guardanapo de papel não tem como aplicar a resina. E o tempo a ser utlizado são 25 segundos com a temperatura a 200ºC. Agradecemos o contato.

      Equipe Rimaq

  51. Olá !

    Gostaria de saber como faco para estampar camisetas escuras, por ex. preta, vermelha, etc, em malhas PV, 100% poliester e 100% algodao ? Obrigado !

    • rimaq disse:

      Olá Adriano

      Para trabalhar com tecidos escuros e coloridos você tem algumas opçoes… O papel transfer DARK para impressora à laser ou copiadora colorida, o OBM papel transfer jato de Tinta e o Papel Power Film que é um Papel com uma película termocolante e neste processo usa-se uma Plotter de Recorte porque na verdade ele não é impresso e sim recortado. Para o tecido em malha PV deve usar o Power Film. Agrademos o contato.

      Equipe Rimaq

  52. cristina disse:

    Ola gostaria de saber como faço para estampar em vidro. Quero fazer um porta retrato

    • rimaq disse:

      Olá Cristina

      Você pode estampar vidro desde que ele suporte a temperatura a 200º e tenha uma camada de resina a base de poliéster, no mercado de produtos para personalizar (para estampar), você encontra já pronta para colocar a estampar de desejar. Agradecemos o contato.

      Equipe Rimaq

  53. Jorge Rocha disse:

    Boa noite,

    Acabei de adquirir uma maquina de chinelos e uma maquina de estampar, porem não entendi quando vocês falam em papel A4 porque eles não cobrem todo os chinelos (par). Não seria papel A3?

    • rimaq disse:

      Olá Jorge

      Usamos uma folha A4 para numerações pequenas como 33/34, 35/36 que sim dá para o par, mas isso depende também de como é o formato da sua estampa. Para as numerações maiores de 37/38 deverá usar uma folha para cada pé. Se preferir por tamanho A3 terá a opção de imprimir mais pés. Lembrando que tem a opção de ajustar para caber. Agradecemos o contato.

      Equipe Rimaq

  54. Helena disse:

    Efetuei a compra da Atampcor Plus e preciso saber se posso esta utilizando a minha impressora jato de tinta HP PHOTOSMART D110 series e se é possivel colocar o sistema Bulkin nela?

    Fico no aguardo pois estou precisando começar urgente, pois acabo de sair de meu emprego.

    • rimaq disse:

      Olá Helena

      Para saber se sua impressora é compatível com a adaptação do bulk ink você deve consultar uma loja de informática que trabalhe com a adaptação, a marca HP tem pouquíssimos modelos compatíveis e se sua impressora for multifuncional a chance é ainda menor, se optar por comprar outra impressora recomendamos que compra uma Epson e já adaptada com o bulk ink. Agradecemos o contato.

      Equipe Rimaq

  55. Gleide dos Santos Texeira disse:

    gostaria de saber qual o papel e a temperatura certa para estampar camisas de tecido viscolycra

    • rimaq disse:

      Olá Gleide

      Para viscolycra deve usar papel transfer sublimático e tinta sublimática, tempo de 25 segundos a 200º . Agradecemos o contato.

      Equipe Rimaq

  56. hoquecio disse:

    gostaria de saber se tecido com 64% de polieste 32% de viscose e 04% de elastano pode ser sublimado?

  57. Samantha disse:

    Olá estou procurando uma máquina para estampar capinhas de iphone, é possível com sublimação?
    Obrigada
    Samantha

    • rimaq disse:

      Olá Samantha

      A máquina é a de estampar modelo Stampcor Plus ou Junior, o processo sim é sublimação, valores e mais informações enviamos em seu email. Qualquer duvida estamos a disposição. Agradecemos o contato.

      Equipe Rimaq

  58. Luiz Eduardo Lima disse:

    Fera bom dia, estão falando que o papel sublimático convencional não estampa tecidos 100% poliéster COLORIDO.. quero saber qual o papel que devo usar então?? o papel sublimático realmente não estampa com qualidade as cores: vermelho, verde, azul, amarelo, rosa, lilás e laranja??
    No aguardo por favor amigo
    Abraço.

    • rimaq disse:

      Bom dia Luiz Eduardo

      Sublimação não serve para fundo escuro, simplesmente por que a imagem não vai aparecer, então poderá estampa somente cores claras, para que sua foto ou imagem saia perfeita no material que será sublimado, ainda não existe papel ou técnica para sublimação em cores escuras. Agradecemos o contato.

      Equipe Rimaq

  59. Ricardo disse:

    ótima informação!! só quero tirar uma duvida amigo
    em uma camisa 100 % Algodão eu aplicando resina poliester eu consigo ter bons resultados no aguardo..desde ja obrigado

    • rimaq disse:

      Olá Ricardo

      Não se aplica resina em tecidos, sublimação serve para tecido poliéster , sintético, seda, para 100% algodão deve usar impressora laser ou jato de tinta comum.Agradecemos o contato.

      Equipe Rimaq

  60. Ilan Dayvson disse:

    Prezados,

    Qual a porcentagem mínima de poliéster que deve conter em um tecido, para que seja aplicada a sublimação?
    Forte abraço!

    • rimaq disse:

      Olá Ilan

      Deve se ter no minimo 70% de poliéster para obter um excelente resultado, com a técnica sublimação. Agradecemos o contato.

      Equipe Rimaq

  61. MARCELINA disse:

    ola!
    acabei de adquirir uma maquina termica para estampas ainda estou com algumas duvidas,comprei uma impressora epson t25 se ao inves de usar a tinta e o papel sublimatico eu ultilizar alguma outra tinta e papel transfer nessa mesma impressora eu consego estampar em tecido de alodão?? aguardo resposta.obrigada.

    • rimaq disse:

      Olá Marcelina

      Para tecido em algodão pode usar esta sua impressora com tinta pigmentada e o papel transfer para impressora jato de tinta, mas depois não deve trocar as tintas só utilizar para a pigmentada. Agradecemos o contato.

      Equipe Rimaq

      • Bruno disse:

        Qual impressora traz um resultado melhor para algodão, a jato de tinta ou a laser?

        • rimaq disse:

          Olá Bruno

          Terá bons com os dois tipos, mas se preferir jato de tinta invista em uma adaptada com bulk ink e use a tinta pigmentada, mas se deseja uma laser compre uma com alta qualidade Ok. Agradecemos o contato.

          Equipe Rimaq

  62. jonas disse:

    Boa noite!

    Por gentileza, gostaria de saber se a impressora TW42 WD pode se utilizar tanto tinta sublimática quanto a original ou se tem que adaptá-la.

    Grato!

    • rimaq disse:

      Olá Jonas,

      A impressora TW42 WD para a utilização de tinta sublimática, você terá que adaptá-la com um Bulk – Ink. Não recomendamos que você utilize a impressora para as duas funções, o ideal é você trabalhar com uma impressora para a sublimação e outra para tecidos de algodão.

      Agradecemos o seu contato!
      Equipe Rimaq

  63. janete correa disse:

    ola,estou prestes a comprar uma maquina para estampar mas trabalho muito com tecido de algodao ,preciso de informaçoes para nao fazer a coisa errada,li que nao é possilvel sublimar em algodao. Aguardo sua resposta.
    Obrigado

    Janete

    • rimaq disse:

      Olá Janete,

      Para estampar em tecido de algodão você precisará imprimir a estampa em uma impressora a laser ou pigmentada (jato de tinta) e o papel transfer compatível com a própria impressora.

      Agradecemos o contato!
      Equipe Rimaq

  64. Fernando Plentz disse:

    Boa Noite,
    tenho uma impressora Epson T42wd, comprei apenas para fazer impressões sublimáticas, porém não consigo resultados satisfatórios no momento da sublimação na prensa.
    As cores ficam opacas, exemplo o verde fica marom e dai por adiante.
    Estou seguindo todas as recondações do fabricante do papel transfer e as recondações da Rimaq.
    Quais as outras variáveis que devo observa no momento da impressão e sublimação na prensa?
    No aguardo, pois estou com a prensa e impressoras paradas a mais de três meses apenas na fase de testes.
    Desde já agradeço!

    • rimaq disse:

      Olá Fernando

      A máquina apenas tem a função de transferir a imagem do papel para o material,não há como a máquina alterar a cor da estampa, há algum problema com a impressora na hora da impressão, o que pode fazer é calibrar as cores, ou se certificar se há alguma mangueira entupida , e a cor não está saindo na impressão por isso as cores alteram ou saem opacas. Consulte um técnico de impressoras para te auxiliar com algum outro procedimento. agradecemos o contato.

      Equipe Rimaq

  65. Pollyanne disse:

    Bom dia!

    Tire algumas duvidas minhas ?
    Eu comprei uma impressora Epson T1110 ela foi adaptada pra bulk ink, e já veio com tinta nela, essa tinta é pigmentada ??
    E quando eu for colocar mais tinta, qual seria o procedimento correto ? ou é só colocar a tinta no seu devido lugar ? e a solução de limpeza,quando usar ??
    Na hora de estampar as cores da foto não fica vivas no tecido e o tecido é 100% poliéster, porque ? esse problema é da qualidade do papel ou da tinta ?
    voce poderia sitar marcas de papel para sublimação e tintas de qualidade ??
    E como que eu sei se é para tirar a frio ou quente mesmo o papel na hora da sublimação??

    Desde já agradeço pela atenção
    e desculpe-me pelo interrogatório rsrs

    • rimaq disse:

      Olá Pollyanne

      Provavelmente é tinta pigmentada mas o ideal é confirmar no local onde comprou, para repor as tintas basta utilizar uma seringa e colocar diretamente dentro bulk ink, uma vez que se usa um tipo de tinta não é aconselhável mudar por que não tem como limpar as mangueiras e ficará com resíduos da tinta anterior e isso interfere na qualidade da impressão. Se for estampar tecido em poliéster deve usar a tinta sublimática, e sendo a mesma de qualidade suas estampas no tecido vão ficar com as cores intensas, caso não fique pode ser algum problema na impressão ou a foto não ter alta resolução. Sublimação o papel tira na mesma hora não é necessário aguardar um tempo pra retirar. Agradecemo o contato

      Equipe Rimaq

  66. Alaide disse:

    Olá,gostaria de saber se a placa de E.V.A micro poroso que é revestida com tecido poliester,é apropriada para trabalho de decoupage com guardanapo?sim ou não ?

    • rimaq disse:

      Olá Alaide

      Não, as placas com tecidos são para estampar em sublimação, para o trabalho artesanal como decoupagem com guardanapo você deve usar E.V.A liso sem o tecido ok. Agradecemos o contato.

      Equipe Rimaq

  67. Luanna disse:

    Olá
    Comprei uma máquina de sublimação e estou pensando em fazer essa arte em algumas blusas. Mais minhas blusas são 94% viscose e 06% elastano, é possível fazer a sublimação nesse tecido? E se for possível vou precisar usar resina?
    Obrigado pela atenção, e se possível gostaria de receber a resposta o quanto antes.
    Beijos com carinho.

    • rimaq disse:

      Olá Luanna

      Sim pode estampar este tipo de tecido com sublimação, e não é necessário resinar. A resina deve ser aplicada somente material rígido. Agradecemos o contato.

      Equipe Rimaq

  68. Vera disse:

    Bom Dia, comprei a maquina de cortar chinelos e a Stampcor plus, e gostaria de saber se a resina usada no papel transfer é a mesma que eu tenho que usar para o papel sublimatico, qual a diferença do transfer para estampar os chinelos a sublimação? Qual a diferença? E para que é usado o catalisador? O que é preciso passar na borracha antes de passar a resina?

    Obrigada.

    • rimaq disse:

      Olá Vera

      A resina não é aplicada no papel e sim no material a ser estampado. O papel transfer sublimatico já possui uma camada de resina, a resina é aplicada no chinelo antes de estampar, o catalizador serve para misturar com a resina antes de aplicar no chinelo, e não é necessário passar nada antes para aplicar a resina depois, Agradecemo o contato.

      Equipe Rimaq

  69. Mayhson disse:

    Olá vi um poste a cima que diz que pode fazer transfer e tecido 94% viscose e 06%, gostaria de saber o procedimento ideal e quais tipo de tinta devo usar para esse tipo de tecido, já tenho uma maquina da Rimaq, por sinal muito boa.

    • rimaq disse:

      Olá Mayhson

      Para este tecido o processo é sublimação, imprime sua arte em impressora adaptada com bulk ink com a tinta sublimática, e depois de impresso estampa na máquina por 25 segundos com pressão forte. Agradecemos o contato.

      Equipe Rimaq

  70. Dayana disse:

    Ola , tenho uma dúvida ,eu estou querendo adquirir uma dessas prensas da Rimaq,Só que eu quero para estampar em tecidos de 100% algodão .Eu tenho a impressora HP 4500 com tintas pigmentadas ,gostaria de saber se é possível fazer estampas em tecido de algodão ,com imagens impressas nessa minha impressora com o papel tranfer comum ,igual o sublimático.?? espero uma resposta se possível o quanto antes. Obrigada e aguardo!!

    • rimaq disse:

      Olá Dayana

      Se a impressora é adaptada com bulk ink e usa a tinta pigmentada, sim a impressora serve para tecidos 100% algodão, o papel que vai usar não é sublimático, vai usar papel transfer para impressora jato de tinta, marcas há diversas no mercado. Agradecemos o contato.

      Equipe Rimaq

  71. alberto viana disse:

    ola gostaria de saber quais são os tecidos que aceitam impressão sublimatica e como estampar em camisetas pretas?
    grato desde já!

    • rimaq disse:

      Olá Alberto!
      A Sublimação necessita que o tecido tenha pelo menos 70% de poliester. No caso do tecido escuro, você poderá fazer a estampa no papel transfer OBM ou DARK, mas terá que utilizar impressora jato de tinta ou laser. ok?!

      Equipe Rimaq

  72. fabio shiromoto disse:

    gostaria de saber se e necessario passar algum produto (resina ou outro)depois de estampar a caneca para garantir um tempo maior de durabilidade da estampa (lavar, passar bucha, etc), ou se não precisa passar nada.
    obrigado e estou interessado na maquina

    • rimaq disse:

      Olá Fabio

      Não é necessário passar resina ou qualquer produto após estampar, a caneca já deve ser resinada, são vendidas já prontas(resinada), e a função desta resina é exatamente fixar e dar brilho a estampa, para não sair ao lavar ou com o tempo de uso. Agradecemos o contamos,

      Equipe Rimaq

  73. Thaisa disse:

    Olá, preciso saber qual o tipo de tinta se usa no tecido FLAME. A pigmentada ou a sublimatica??

    • rimaq disse:

      Olá Thaisa

      O ideal seria fazer um teste, este tecido tem na composição maior porcentagem de algodão onde seria indicada a pigmentada, porém ela também possui poliéster, e a sublimação combinaria com a leveza do tecido, para se certificar qual dos dois terá o melhor resultado recomendamos um teste com as duas técnicas. Ok?! Agradecemos o contato.

      Equipe Rimaq

  74. Bianca disse:

    Olá!
    Eu quero imprimir imagens em capa de almofadas e o fornecedor delas me informou que é 100% poliéster. Eles fornecem com a informação “capa para sublimação”.
    Existem papéis vendidos em papelarias para esta finalidade, transfer para camisetas e outras superfícies.
    Gostaria de saber se precisa ser uma tinta específica para esse fim ou a tinta que uso em minha impressora (Epson) já basta.
    Obrigada.

    • rimaq disse:

      Olá Bianca

      Para estampar estas almofadas e qualquer material que seja para sublimação, deve usar uma impressora adaptada com bulk ink, tinta sublimática e papel transfer sublimático, dificilmente encontrará este material em papelarias, certifique-se se este mesmo fornecedor não tem os demais materiais normalmente trabalham com todo processo, tintas e papeis sublimáticos nós vendemos, e também podem ser encontrados facilmente na internet. Para valores e mais informações sobre materiais que comercializamos 11 3030 1300. Agradecemo seu contato.

      Equipe Rimaq

  75. Ronaldo disse:

    Boa tarde,
    Gostaria de saber como posso imprimir em capas de estepes de carro, qual a tinta, a máquina etc.
    Grato

    • rimaq disse:

      Olá Ronaldo

      Se esta capa for de material “lona”, poderá estampar e o processo é sublimação, caso deseja trabalha com outro tipo de tecido, o processo seria o litográfico , porem é necessário se certificar se o mesmo suporta a temperatura a 200ºC,o modelo de máquina é a Stampcor Plus ou Junior. Enviamos informações e valores das máquinas em seu email. Agradecemos seu contato.

      Equipe Rimaq

  76. Plinio disse:

    Como imprimir a cor branca em tecidos escuros?

    • rimaq disse:

      Olá Plinio

      Para estes o que vai mudar é o papel, como não há tinta branca para utilizar na impressora, então deverá usar o papel transfer para tecido escuro, o papel tem o fundo branco então poderá imprimir sua imagem para que saia o branco, compre o papel de acordo com a impressora que possui, se for jato de tinta ou laser, tem este tipo de papel para os dois modelos, só informa no ato da compra qual dos modelos utiliza. Agradecemos seu contato.

      Equipe Rimaq

  77. rimaq disse:

    Olá Hellen
    Essas estampas em alto relevo não é possível, criar iguais as outras, nos estabelecimentos que comercializam as estampas é encontrado essas mesmas facilmente. Rimaq agradece seu contato.
    Equipe Rimaq

  78. rimaq disse:

    Olá Hellen
    Com a máquina de estampar é possível estampar com a estampa alto relevo é o mesmo procedimento das outras estampa, tem que verificar o tempo certo para estampar. Rimaq agradece seu contato qualquer duvida estamos a sua disposição.
    Equipe Rimaq.

  79. Renata disse:

    Boa Tarde!
    Gostaria de saber qual o papel eu devo usar para imprimir as estampas em papel OBM. Usei o papel sublimático normal (tipo Sulfite) mas a estampa não passa para o tecido. Poderiam me ajudar? Obrigada!

    • rimaq disse:

      Olá Renata
      O Papel transfer OBM tem o fundo branco e é indicado para tecidos escuro, para utilizar papel transfer Sublimático, a tinta também tem que ser sublimatica e só é indicado para tecidos sintéticos, nas cores claras, já que ainda não é possível sublimação em tecidos escuros. Verifique se o material que utilizou esta de acordo, surgindo duvidas deixe seu comentário. Rimaq agradece seu contato.
      Equipe Rimaq

  80. cardoso disse:

    gostaria de sabe qual o tecido apropriado para fabricaçao de mochila escola que aceite a sublimaçao

    • rimaq disse:

      Olá Cardoso
      Os tecidos que aceitam a sublimação é os sintéticos. Rimaq agradece seu contato surgindo duvidas deixe seu comentario.
      Equipe Rimaq

  81. alexandre disse:

    Como sublimar em malha branca,ou algodão,não quero usar transfer light,quero sublimar,comprei uma camiseta em malha que foi totalmente sublimado e gostaria de saber como é feita,porque nao consegui obter a qualidade que aquela camiseta tem.ficou com cores vivas e as que eu tentei fazer ficou bem apagada.grato

    • rimaq disse:

      Olá Alexandre
      Primeiro deve verificar se a composição do tecido é a mesma, ressaltando que a sublimação tem excelente resultado em malhas que mais possui poliéster isso faz com que as cores fiquem cada vez mais vivas, é importante também verificar o papel transfer (deve ser o sublimático) e se as tintas sublimaticas são de qualidade, sempre que estampar tecidos em algodão ou que contém mais algodão na composição, as estampas saíram sem vida. Verifique se as informações estão de acordo com o material, e qualquer duvida estamos a disposição.
      Equipe Rimaq

  82. Izzy disse:

    Boa tarde…
    Tenho a impressora e tudo o que é necessário para imprimir algo sublimatico, porém gostaria de saber se para tecidos escuros existe apenas o papel dark sublimatico, ou se existe outro método, pois o preço deste é muito caro.

    Obrigada!

    • rimaq disse:

      Olá Izzy

      Pra quem deseja trabalhar com sublimação em tecidos escuros por hora é só tem esta opção, na verdade não há ainda um método desenvolvido exclusivamente para sublimação em tecidos.
      Agradecemos seu contato.

      Equipe Rimaq

  83. fabiana disse:

    boa tarde,quanto tempo dura a sublimação em chinelos?épreciso comprar borracha pronta para sublimação?

    • rimaq disse:

      Olá Fabiana

      Não há como calcular um tempo estimado para durabilidade da estampa no chinelo, por que a forma de uso podem variar, mas não terá problemas como a estampa sair rápido (dias) caso isso ocorra pode ser consequência da má qualidade do material que utilizou por exemplo tinta ou papel, e sim antes de estampar esta borracha deve prepara la, ou ela deve ser resinada (usar resina de poliéster aplicação com pincel artesanal) ou revestida com tecido sintético. Agradecemos seu contato.

      Equipe Rimaq

  84. Letícia disse:

    Olá! Ao estampar um azulejo resinado qual a garantia da durabilidade da cor da estampa se o mesmo estiver submetido a ação do tempo (sol, alta luminosidade, etc..)? Desbotaria ao longo do tempo? Devo usar azulejo acetinado para a penetração da tinta ser mais eficaz?

    Obrigada!

    • rimaq disse:

      Olá Letícia

      O principal quesito para estampar um azuleio é que ele seja resinado, e então a tinta sublimática vai fixar no material, e em relação a durabilidade não temos um tempo estimado, por que não há relatos nem testes realizados com estas condições, mas podemos ter uma base com as canecas (feita com mesmo material) é o processo de estampar é o mesmo do azulejo, são usadas com frequência, lavadas, utilizados no microondas, colocamos liquido quente e frio e mesmo assim não descasca ou solta a estampa e tem longa duração. Espero que tenhamos ajudado, surgindo mais duvida estamos a disposição.

      Atenciosamente Equipe Rimaq

  85. Claudia disse:

    A SUBLIMAÇÃO EM POLI VISCOSE.
    qUAL O TEMPO?
    A TEMPERATURA?
    DEVO TIRAR QUENTE OU FRIO?

    • rimaq disse:

      Olá Claudia

      A temperatura é sempre 200ºC não é necessário alterar, o tempo pra este são 25 segundos, o papel retira na mesma hora (quente). Surgindo mais duvidas estamos a disposição.

      Atenciosamente Equipe Rimaq

  86. maria aparecida disse:

    olá, gostaria de saber qual a marca de tinta sublimatica ideal pra ser usada? existem diferenças? melhor durabilidade e qualidade

    • rimaq disse:

      Olá Maria Aparecida

      Citar marcas é difícil por que há diversas no mercado que são de excelente qualidade, o que você deve tomar muito cuidado, e que a tinta sublimática é a base de água então alguns lugares acrescenta mais água para reduzir o preço, então isso diminui a qualidade da tinta, e interfere muito em seu trabalho, procure a tinta em lugares de confiança, para não ter problemas com a tinta.
      Agradecemos o seu contato.

      Equipe Rimaq

  87. FERNANDA disse:

    Olá,
    para sublimar chinelos é necessário passar algum produto antes de sublimar?

    Agradeço a atenção.

    • rimaq disse:

      Olá Fernanda

      Sim antes de estampar os chinelos você deve aplicar uma resina de poliéster, aplica-se com um pincel artesanal ou compressor simples, uma camada uniforme deixe secar por 24h após isso estampar na máquina Stampcor da Rimaq por 25 segundos. Qualquer duvidas estamos a disposição.

      Equipe Rimaq

  88. Francisco disse:

    depois que que aplico a resina nos chinelos por quanto tempo devo esperar para poder estampar?? e antes de aplicar a resina devo limpar os chinelos com que produto???

    obrigado
    att. fontes

    • rimaq disse:

      Olá Francisco

      Após aplicar a resina deve deixar secar por 24h, não há nenhum produto especifico para passar limpe se necessário com um pano úmido mesmo. Surgindo mais duvida estamos a disposição.

      Atenciosamente Equipe Rimaq

  89. vivian disse:

    boa noite amigo trabalho com sublimação em chinelo
    gostaria de saber se possso aplicar o poliester para sublimar chinelo cso sim qual cola devo utilizar, gostaria de aplicar o poliester na borracha antes do corte

    • rimaq disse:

      Olá Vivian

      Você deve aplicar apenas a resina de poliéster, antes de estampar os chinelos aplica se com pincel artesanal depois deixar secar por 24h, e poderá estampar normalmente, após estampar não não é necessário passar nada. Agradecemos seu contato.

      Equipe Rimaq

  90. Eduarda disse:

    Boa Tarde

    Gostaria de saber qual as cores de tinta que devo compra para comecar e quantas cores existe dessa tinta sublimatica tenho que compra todas as cores?

    no aguardo Eduarda

    • rimaq disse:

      Olá Eduarda

      Você deve comprar o kit que são com 4 cores (amarelo, azul, magenta e preto), com estas cores a impressão sai colorida de acordo com a imagem. Este processo é o mesmo para todas as impressoras são 4 cores para fazer as demais. Agradecemos seu contato.

      Equipe Rimaq.

  91. Julio Erasmo disse:

    Olá gostaria de saber se a impressora Epson L200 pode ser usada com tinta sublimatica? ou qual a melhor impressora? pois tinha uma adaptada e ela pifou em menos de 4 meses. Podem me ajudar? Grato.

    • rimaq disse:

      Olá Julio Erasmo

      Sim este modelo de impressora pode utilizar tinta sublimática, ela já vem adaptada com bulk ink de fabrica, lembrando que normalmente esta impressora acompanha um de tinta pigmentada, se colocar esta tinta na impressora não poderá misturar com a tinta sublimática. Agradecemos o seu contato.

      Equipe Rimaq

  92. Júlio César Camargo de Oliveira disse:

    Gostaria de saber pq dizem que não pode-se resinar azulejos em casa? afinal o preço de uma cerâmica 15×15 está entre 4,50 e 5,00, muito caro!!! enquanto que uma ceramica normal de excelente qualidade não passa de 0,75 cent. mais a resina de boa qualidade, cada peça saíria por menos de 1,50.Se existe como fazer em casa qual o procedimento correto?

  93. Daniel disse:

    Olá, gostaria de saber se ao comprar uma impressora Epson adaptada com bulkink eu posso utilizar ora a tinta sublimática, ora a tinta pigmentada para tecidos em agodão?

    • rimaq disse:

      Olá Daniel

      Você terá a opção de trabalhar apenas com um tipo de tinta, uma vez utilizado a tinta sublimática não poderá trocar para a tinta pigmentada, se ocorrer mistura das tintas isso interfere na qualidade das suas estampas, o correto é ter duas impressora uma para cada tipo de tinta, assim agiliza sua produção e não compromete a qualidade de suas estampas.

      Atenciosamente,
      Equipe Rimaq

  94. Danielle disse:

    Boa noite, gostaria de saber o que é melhor para estampar chinelos Aplicar a resina ou comprar a borracha com tecido sintético? Muito obrigada.

    • rimaq disse:

      Olá Danielle

      Com as duas forma o resultado é satisfatório, com a resina de poliéster você deve aplicar uma camada uniforme no chinelo, pode usar um pincel artesanal, depois de aplicar deixar secar por 24 horas, depois só estampar na máquina por 25 segundos 200º C, para a placa de EVA com tecido depois de cortar na máquina de chinelos, você pode levar diretamente para a máquina de estampar, o que facilita e agiliza o processo. Agradecemos seu comentário.

      Atenciosamente,
      Equipe Rimaq

  95. Samanta disse:

    Boa noite, gostaria de saber se para estampar nessas placas de borrachas que compramos para chinelo é necessário algum preparo.

    • rimaq disse:

      Olá Samara

      Se a placa que comprou não for revestida com o tecido sintético sim, você deve prepara-la para estampar, então deverá aplicar uma resina de poliéster, deixa secar por 24hs e depois estampar normalmente, se trabalha com as placas da Rimaq que são revestidas com tecido pode estampar direto. Surgindo mais duvidas estamos a disposição.

      Atenciosamente
      Equipe Rimaq

  96. emilia disse:

    gostaria de saber com faço para aplicar resina em garrafas de vidro, e se é possível?

    • rimaq disse:

      Olá Emilia

      Sim é possível resinar garrafas de vidro, a aplicação deve ser feita com pincel artesanal ou um compressor simples se tiver, aplique uma camada uniforme e deixe secar por 24 horas, salientando que esta garrafa deve estar vazia, na hora de estampa a máquina trabalha com 200º C então pode contem nenhum tipo de liquido. Qualquer duvida estamos a disposição.

      Atenciosamente,
      Equipe Rimaq

  97. daniel disse:

    boa noite.
    comprei uma epson xp 204 e vir que n tinha bulk disponivel ainda para ela, oque devo fazer para imprimir com essa tinta sublimatica? tem cartucho para essa maquina com essa tinta?

    • rimaq disse:

      Daniel

      Se o modelo que possui foi confirmado que não é compatível com a adaptação, então é necessário adquirir uma impressora adaptada com bulk ink, esta é a unica forma de utilizar esta tinta sublimática, hoje já encontra no mercado impressoras adaptadas de fabrica, a Epson tem alguns modelos L200, L355 entre outras que é compatível com adaptação do bulk ink. Agradecemo seu contato.

      Equipe Rimaq

  98. João Dehon disse:

    Olá. qual o rendimento de uma folha de papel sublimático. Ou seja, uma única folha pode ser utilizada quantas vezes?

    • rimaq disse:

      Olá João

      Qualquer tipo de transfer der ser utilizado apenas uma vez, depois que a máquina transfere a imagem do papel para o material, a tinta sai do papel e então ele não serve mais para novas impressões. Então vai utilizar um papel para cada material, dependendo do tamanho da estampa você pode imprimir mais de uma na mesma folha. Agradecemos seu contato.

      Atenciosamente,
      Equipe Rimaq

  99. Maria Carvalho disse:

    Como faço para sublimar em camisetas escuras? Fiquei sabendo que tenho q usar uma mascara branca e a mesma tb serviria para ocupar os espaços em branco das imagens. Como funciona isso e que papel é esse?

    • rimaq disse:

      Olá Maria

      Você poderá usar o papel transfer OBM, ele tem o fundo branco, o processo será o mesmo dos demais, dependendo da imagem é necessário recortar as laterais para não sair o branco ao redor da imagem. Faça alguns teste antes para se adaptar ao processo.

      Atenciosamente,
      Equipe Rimaq

  100. Luana Nogueira disse:

    Boa Noite.
    Eu tenho uma Rimaq Stamp Cor Plus e quero saber se com ela é que faço a estamparia sublimática?
    Por favor tire minha duvida. Obrigada

    • rimaq disse:

      Olá Luana

      A máquina somente faz a transferência do papel para o material, para criar estampas sublimaticas você deve usar uma impressora jato de tinta adaptada com bulk in , com a tinta sublimática e o papel tranfer sublimático, depois de impresso na máquina você estampa na máquina normalmente, sublimação serve para os seguintes materiais, chinelos, tecido de poliéster, mouse pad, azulejos, entre outro materiais exceto tecido 100% algodão. Agradecemos seu comentário.

      Equipe Rimaq

  101. DudaFlash disse:

    A impressora EPSON L355 pode utilizar tinta sublimática? No caso de positivo, se eu comprar tinta sublimática de outro fabricante, como vou colocar o código que ela pede na hora de adicionar a tinta no tanque?

    Agradeço se puder responder.

    • rimaq disse:

      Bom dia

      Trabalhamos com este mesmo modelo de impressora, e não temos conhecimento deste código citado, utilizamos a tinta sublimática normalmente , abastecemos a tinta com uma seringa e as cores correspondem à:
      C= Cian cor Azul
      M= Margenta cor Vermelha
      Y= Yellow cor Amarela
      Bk= Black cor Preta

      Atenciosamente,
      Equipe Rimaq

  102. Fiuza disse:

    Boa tarde, gostaria de saber em relação a sublimação em chinelos. Eu vi em alguns vídeos que as pessoas colocam um papel meio marrom cobrindo o chinelo, isso é necessário? Qual o nome desse papel? Consigo comprar com vocês? Grato.

    • rimaq disse:

      Olá

      A película marrom que se refere é oTeflon, ele já acompanha a máquina, serve como base para proteger o lado que já foi estampado, ajudar a dar brilho a estampa e etc, também vendemos separadamente. Agradecemos seu comentário.

      Equipe Rimaq

  103. nando disse:

    tem pruductos (resinas)que permitam sublimar em algodao?

    • rimaq disse:

      Olá Nando

      Não é possível resinar tecidos a resina é liquida e depois de um período ela seca e endurece, a resina serve apenas para materiais rígidos , para algodão não usará tinta sublimática, o indicado é usar impressora comum laser ou jato de tinta com a própria tinta da impressora, ou com tinta a pigmentada.

      Atenciosamente,
      Equipe Rimaq

  104. julio cesar disse:

    boa tarde, gostaria de saber se é possivel resinar as ceramicas em casa, tanto canecas qt azulejo? pois o preço das mesma ainda é um pouco caro, pois se for possivel compensa mais fazer em casa do que comprar, pagar frete e arriscar chegar quebrado.

    • rimaq disse:

      Olá Julio Cesar

      Sim você pode optar por resina suas as peças, salientamos que o resultado pode não ser o mesmo que uma peça resinada de fabrica, o ideal é fazer testes e verificar se o resultado final é o esperado, mas com o tempo vai adquirindo habilidade, a aplicação deve ser feita com pincel artesanal ou compressor, aplique um camada uniforme e deixe secar por no minimo 24 horas.

      Atenciosamente,
      Equipe Rimaq

  105. julio cesar disse:

    É possivel imprimir direto na OBM? o que é correto usar quando vai estampar sobre o OBM, impressora jato de tinta ou laser, pois já ouvi que OBM não é propria pra usar com jato de tinta.

    • rimaq disse:

      Julio Cesar

      O papel OBM é o próprio para impressora jato de tinta, e a impressão deve ser executada exatamente como manda as instrução (acompanha o papel), para impressora laser é o outro tipo o tranfer Dark.
      Agradecemos seu contato.

      Equipe Rimaq

  106. julio cesar disse:

    Qual a diferença entre o papel OBM e o DARK?

    • rimaq disse:

      Olá Junior

      Papel tranfer OBM é usado em impressora jato de tinta, e Dark em impressora laser, ambos tem o mesmo objetivo, possui o fundo branco para ser utilizado em tecidos escuros, mas cada um para um tipo de impressora.

      Atenciosamente,
      Equipe Rimaq

  107. Patrick disse:

    Ola, gostaria de saber qual o maquinario recomendado para sublimar camisetas coloridas e preta. agradeço.

    • rimaq disse:

      Olá Patrick

      A máquina de estampar da Rimaq modelo Stampcor estampa todos os tipo de tecido e em qualquer cor, o que muda é o tipo de papel transfer para determinados produtos, a máquina é responsável pela transferência da imagem que esta no papel, para o tecido independente da cor. Agradecemos seu comentário.

      Equipe Rimaq

  108. Roberto Cunha disse:

    Quero saber se depois de estampar a camisa com transfer ao lavar essa tinha vai sair?Essa tinta sublimática é resistente?Estou pensando em comprar a maquina mas tenho medo dos clientes reclamarem depois de lavarem a camisa.Aguardo o contato.

    • rimaq disse:

      Olá Roberto

      Se utilizar o material correto e de qualidade não terá estes problemas, a tinta sublimática é resistente sim desde que seja utilizada no material correto, como por exemplo tecido sintético (poliéster), chinelos, azulejos enfim materiais que possuam poliéster, para tecido em algodão não poderá uma tinta sublimática, a tinta deve ser a pigmentada, comum da da própria impressora ou laser. Não terá problemas de desbotar as estampas trabalhando com materiais de qualidade seus clientes ficarão satisfeitos com seus trabalhos. A na compra das nossas máquina a Rimaq passará uma relação de fornecedores de todo material.

      Atenciosamente,
      Equipe Rimaq

  109. JULIO FACIOLO disse:

    Ola comprei as as placas de chinelos, que contem 60% borracha e 40 % eva, a minha dúvida é, para eu estampar o papel sublimatico que tenho, para chinelo, é preciso que a borracha do chinelo esteja resinado ou posso aplicar o transfer sublimatico direto na borracha?

    • rimaq disse:

      Olá Julio

      É necessário prepara-la sim antes de estampar, deverá passar uma resina a base de poliéster, um camada uniforme que pode se aplicada com pincel artesanal ou compressor se o tiver, deixe secar por o minimo 24 horas , e depois deste período sim poderá estampar seus chinelos. Nós vendemos a resina kit com 300ml faz até 80 pares de chinelos, caso tenha interesse mais informações no 11 3030 1300. Agradecemos o seu comentário.

      Equipe Rimaq

  110. Adriana Martino disse:

    Boa tarde!

    Estou querendo comprar uma maquina sublimatica, gostaria de saber se ela faz estampas metalizadas.

    Obrigada

    att:
    Adriana

    • rimaq disse:

      Olá Adriana

      A máquina de estampar Stampcor da Rimaq é responsável pela transferência da imagem do papel para o material (camisetas, chinelos, azulejos e outros), e então poderá usar a sublimação e também diferentes tipos de estampas inclusive as metalizadas. Strass etc.

      Atenciosamente
      Equipe Rimaq

  111. Bruno disse:

    Pra estampar chinelos é necessário passar algum liquido?(resina).. se sim, qual é o nome do liquido e aonde eu consigo compra-lo!
    Obrigado desde já!

    • rimaq disse:

      Olá Bruno

      Antes de estampar o chinelos é necessário aplicar uma camada de resina de poliéster, pode aplicado com pincel ou compressor se o tiver, deixe secar por aproximadamente 24 horas após este período estampar na Satmpcor da Rimaq por 25 segundos a 200ºC. Rimaq vende o produto para valores e pedido no 11 3030 1300. Agradecemos seu contato.

      Atenciosamente
      Equipe Rimaq

  112. Jefferson Santos disse:

    Prezados,

    Qual papel devo usar em camisas escuras?
    Porem, que quando for stampar na maquina, não fique o quadrado e sim, somente o desenho que imprimi?
    Tentei um papel transfer, mas ficou impresso na camisa o desenho e o papel branco, so quero o desenho.

    • rimaq disse:

      Olá Jefferson

      Você deve utilizar o papel transfer que é próprio para tecidos escuros, se utilizar impressora laser o papel transfer será o Dark, se sua impressora for jato de tinta o transfer é o OBM, antes de estampar na máquina você pode recortar a imagem pra que não fique com as bordas em branco, caso seu desenho tenha detalhes minuciosos que dificulte o recorte, então precisará de uma impressora plotter,

      Atenciosamente,
      Equipe Rimaq

  113. gostaria de saber como eu posso personalizar canecas da cor preta e tambem coloridas, e as canecas de acrilio.
    Obrigado pela a sua atenção

    • rimaq disse:

      Olá Ronaldo

      Já existem no mercado canecas coloridas com a base branca, onde vai a estampa a parte é branca, também poderá estampar canecas de acrílico, estas devem ser próprias para estampar pois resistem a temperatura utilizada que são a 200º C.
      Agradecemos seu contato.

      Atenciosamente,
      Equipe Rimaq

  114. acacio do vale pereira disse:

    ola a resina ela aplica em qualquer tipa de borracha ou so no eva

    • rimaq disse:

      Bom dia Acacio

      Você pode aplicar a resina de poliéster em chinelos de borracha como as das Havaianas, e os chinelos de EVA microporoso, a plicação é feita a mesma forma, o período de cura também é o mesmo. Agradecemos o seu contato.

      Equipe Rimaq

  115. Carlos disse:

    Boa tarde, se eu colocar um copo de plastico e dentro desse copo, colocar, um tubo estabilizador, para que o copo de plastico suporte a temperatura. DAR CERTO ? eu vi isso em um vídeo no youtube. outras perguntas: qualquer caneca, já vem com essa resina ? esse papel Transf, pode ser outro tipo de papael ?

    • rimaq disse:

      Olá Carlos

      Hoje já existem canecas de plásticos própria para estampar, elas veem com um tubo de metal exatamente por este motivo e dá certo sim, e não são todas as canecas que veem resinadas você deve adquirir em lugares que trabalham com materiais para sublimação, estas canecas vendidas em supermercados e multilojas não são próprias para estampar. Sobre o papel dê uma olhada em outro artigo para saber a importância do papel correto. http://www.rimaq30.com.br/qual-papel-e-melhor-para-sublimacao/ Surgindo mais duvida estampas a disposição.

      Atenciosamente,
      Equipe Rimaq

  116. thalita disse:

    queria fazer uma pergunta sobre o papel, especial? tenho uma impressora com buli-ink e qual o papel uso para estampar uma camisetas de algodão ..
    passo a passo..
    por favor..

    • rimaq disse:

      Olá Thalita

      Se a tinta que utiliza em sua impressora for a pigmentada o papel que vai utilizar é o transfer Ink Pro, é própria para impressora jato de tinta e tecido de algodão.
      Caso a tinta seja a sublimática o pepel tranfers deve ser o sublimático, mas não serve para algodão, poderá usar em tecidos de poliéster, cetim, sintéticos entre outros.
      Agradecemos o seu comentário.

      Atenciosamente,
      Equipe Rimaq

  117. Rodrigo disse:

    Olá, gostaria de saber se é necessário a imagem ser vetorizada para ser estampada por sublimação?

    Desde já, Obrigado !

    • rimaq disse:

      Olá Rodrigo,

      Não é necessário a imagem ser vetorizada, o recomendado é que utilize sempre imagens com boa resolução, para que na hora da impressão, não paxalize a imagem ok?!
      Agradecemos seu comentário.

      Atenciosamente,
      Equipe Rimaq

  118. Andrea Calegaro disse:

    Gostaria de saber como estampar nomes em camisetas de time e se possível letras na cor branca. Obrigada!

    • rimaq disse:

      Olá Andrea

      Sim é possível, para tecidos como estes utilizados em camisetas de futebol você pode utilizar o Papel Power Film este é uma película termo colante, o processo de impressão é diferente dos demais, porque ele não é impresso e sim recortado, então para este caso vai utilizar uma plotter de recorte, uma segunda opção é utilizar o papel transfer OBM ele tem o fundo branco e deve ser utilizado em impressoras jato de tinta, caso utilize a impressora laser escolha o transfer Dark tem o mesmo efeito, porém cada um para um tipo de impressora Ok. Surgindo mais duvidas estamos a disposição para te auxiliar.

      Atenciosamente,
      Equipe Rimaq

  119. Marcio disse:

    Bom dia.
    Estou com duas impressoras sublimaticas.
    Mas predendo passar uma para Pigmentada.
    Gostaria de saber todos os tipos de materiais que a sublimatica pode fazer e ate a porcentagem de algodão que deve ter no tecido que posso aplicar sublimação.?

    E a pigmentada quero saber em quais tipos de materias posso trabalhar com ela?

    E tbm gostaria de um orçamento para eu trabalhar com esses dois tipos de estampas.
    Obrigado.

    • rimaq disse:

      Olá Marcio

      Excelente ter duas impressoras para trabalhar com os dois tipos de tinta, faz com que explore o maior numero de produtos que podem ser personalizados,
      veja nesta tabela os materiais que são indicados para cada tipo de tinta.
      As opções de materiais são diversas, lembrando que na compra da máquina , você receberá um lista com fornecedores dos materiais, surgindo mais duvida deixe seu comentário.

      Atenciosamente,
      Equipe Rimaq

  120. silmara disse:

    boa tarde eu tenho uma rimaq estamp junior…estou em fase de teste ainda, gostaria de saber como estampar a frente e depois o verso sem passa a imagem do outro lado..e pq q fica uma mancha em volta da imagem estampada…
    vc´s tem uma tabela de tempo e temperatura para cada tecido? preciso muito disso..pois ja perdi alguns serviço..
    obrigada silmara

    • rimaq disse:

      Olá Silmara,

      Para estampar frente e verso da camiseta você utilizar o teflon (película marrom) que acompanha a máquina, papel sulfite. papelão ou qualquer tipo de papel, para que a estampa não saia do outro lado camiseta,
      o que determina o tempo é tipo da estampa ou o papel transfer que está utilizando, siga a instrução que vai junto com o mesmo.
      Exemplo: Papel transfer sublimático: 25 segundos, pressão forte com temperatura 200ºC.

      Atenciosamente,
      Equipe Rimaq

  121. willy disse:

    Ola queria saber se posso fazer sublimaçao em camisas de algodao e poliester com impressora jato de tinta e qual o papel recomendado e mais em conta pra isso, obrigado

    • rimaq disse:

      Olá Willy

      Veja nesta tabela qual impressora é indicada para cada tipo de material.
      O papel transfer depende da impressora que utiliza, Ex: Impressora jato de tinta com a tinta comum ou tinta pigmentada o papel transfer compatível com ela ( transfer Ink Pro),
      Impressora jato de tinta com a tinta com tinta sublimática, papel transfer sublimático e assim por diante.

      Atenciosamente
      Equipe Rimaq.

  122. Danilo disse:

    Ola, gostaria de saber como estampar a minha marca em baixo da caneca.

    Obrigado

    • Rimaq30 disse:

      Olá Danilo.
      Com as nossas máquinas não é possível fazer a estampa em baixo da Caneca, geralmente quem faz esse tipo de gravura trabalha com Silk que é outra técnica de estamparia.

      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Equipe Rimaq

  123. Natali disse:

    Boa tarde,
    gostaria de saber quais são as marcas de tintas e papel transfer que você me sugere,quero trabalhar com sublimação de poliéster e algodão.

    Desde já, muito obrigada.

    • Rimaq30 disse:

      Olá Natali.

      Existem diversas marcas de tinta no mercado e você precisa saber quais as melhores testando-ás.. Quando você adquiri a máquina conosco indicamos diversos fornecedores de materiais que trabalham em parceria.
      Dê uma pesquisada na Internet, faça testes de impressão e veja qual tinta lhe agrada mais.

      Equipe Rimaq.

  124. ANA PAULA disse:

    Boa noite.

    Quero saber se a máquina de estampar (stampcor junior)serve para sublimação em chinelos??

    Obrigada

  125. Francisca disse:

    ola,gostaria de saber se a impressora Epson l110 com bulk ink imprime também em papel comum como as outras ou se ela é destinada unicamente para sublimação. E se existe alguma que serve para sublimação e para impressões comuns. obrigada!

  126. Rafael disse:

    Ola,
    Gostaria de saber se as estampas sublimáticas tem qualidade superior ou inferior ao transfer comum? As sublimáticas são as estampas que ficam parecendo uma camada de borracha sobre a camiseta? Estou pensando em adquirir a Stampcor plus. Ela serve para transfer comum e as estampas sublimáticas?

    • Rimaq30 disse:

      Olá Rafael.
      Não é uma questão de ser superior ou inferior o processo de sublimação, é que com a sublimação você consegue obter personalizar diversos materiais, coisa que com os transfers convencional não são possiveis.
      As estampas sublimáticas não deixam relavo nos tecidos ou quaisquer materiais a ser utilizados já os transfer deixam, uns mais outros menos.. Nossas máquinas de Estampar servem para qualquer tipo de transfer e tecido..
      Qualquer dúvida, estamos a disposição.

  127. sania disse:

    gostaria de saber qual e o material ou produto que devo comprar para SUBLIMAR EM CAMISETAS ESCURAS, pois fiquei sabendo que existe um processo que permita isso. Aguardo

    • Rimaq30 disse:

      Olá Sania. A Sublimação é um processo destinado para tecidos 100% poliéster e em cores claras, você pode até personalizar tecidos Mistos (Algodão + Poliéster) Que é o caso do PA (66% poliéster e 33% Algodão ) e PV (66% Viscose e 33% Algodão)
      Porém, o processo ainda assim ficaria um tanto “Fosco” como se você já tivesse lavado aquela peça várias vezes. Para estampar em tecidos escuros indicamos o transfer Dark que tem o fundo branco que irá absorver as cores da sua impressão e transferir com a sua prensa
      para sua camiseta.

  128. rosangela disse:

    quero saber se a tinta sublimatica e o papel transfer de fundo azul que comprei com vcs é só para transferir em chinelos resinados ou transfere também para as placas que vcs vendem com tecido de poliéster.

  129. Andreia disse:

    Ola, estou começando a sublimar em tecidos e chinelos, mas qndo coloco o desenho no chinelo ele fica super clarinho, bem diferente do tecido, o q posso fazer p/ q fique forte?? Quero comprar uma maquina q faz os chinelos tbem, mas o q terei q fazer p/ ficar forte a cor na borracha? Bjuxx

    • Rimaq30 disse:

      Olá Andreia.
      Para estampar chinelos e superfícies planas é necessário que seja aplicado uma fina camada de resina sobre o material, em especifico dos chinelos que ainda não são vendidos assim por empresas.
      Você também precisa se certificar que esta utilizando tinta e papel sublimatico, do contrário a estampa não irá sair no chinelo…

  130. Edson disse:

    Bom dia! Estou bem empolgado em começar nesse ramo de estampa, a principio com a estampa em canecas, pretendo em breve adquirir este equipto com vcs, e a minha pergunta é: vocês também vendem a impressora de sublimação da Epson ou outra? se sim, qual o valor dela? se não, onde posso encontrar? fico no aguardo. Obrigado.

  131. Cristiane Oliveira disse:

    Gostaria de saber se as tintas sublimáticas costumam entupir os cabeçotes das impressoras mesmo elas sendo novas e se a tinta sublimática aplicada no tecido de poliéstes é resistente a água.

    • Rimaq30 disse:

      Cristiane.
      Não apenas as tintas sublimaticas mas qualquer outra tinta pode entupir as mangueiras do seu Bulk.. Para isso não acontecer é necessário você manter sua impressora sempre em funcionamento, para que não fique resíduos de tinta parado na mangueira.

      • Jusane disse:

        Olá! Então para estampar PV e malha 50%algodão 50%poliéster, eu uso que impressora? Fique na dúvida! Obrigada

        • Rimaq30 disse:

          Jusane.
          Você pode utilizar a sublimação (Irá dar um efeito mais “fosco” na sua estampa, porém, dependendo o desenho e as formas que desejar dar a seu tecido fica muito bom.
          Pode utilizar uma impressora com tinta pigmentada e transfer… (Irá dar uma definição mais emborrachada, e a estampa mais “Viva”)
          Também pode utilizar uma impressora Laser que dará uma impressão mais perfeita, e um efeito muito mais vivo…
          Todas as opções são excelentes, o legal é você fazer testes e definir uma forma com a qual você goste mais de trabalhar.

          • tiago disse:

            desejo saber se eu posso usar para estampar um papel sublimatico e imprimir em impressora a laser

          • Rimaq30 disse:

            Olá Tiago.
            Esse procedimento não pode ser realizado. Papel Sublimático é para impressora sublimatica, pois ele só irá estampar tintas sublimaticas. Para impressoras a laser você precisa utilizar outro tipo de transfer.

  132. ermerson disse:

    e o tecido mais indicado para sublimar qual que é?

  133. BOA TARDE!!! TENHO UMA IMPRESSORA HP CARTUCHO POSSO IMPRI O PAPEL TRANSFER? A IMPRESSÃO EM ALGODÃO FICA BOM? GOSTARIA DE TRABALHAR SO COM ALGODÃO ESSA IMPRESSORA E BOA?

  134. Cláudio disse:

    Boa tarde.
    Li aqui no Portal sobre a impressão com Sublimação ser possível devido aos materiais possuírem uma resina a base de poliester. Gostaria de efetuar a impressão em camisas de algodão ou parcialmente de algodão, mas com o detalhe das fotos serem compostas apenas uma cor lisa (ex. camisa branca com logo na cor perta etc). Dúvida: qual o melhor processo (custo/benefício) para este tipo de impressão em camisas?

    • Rimaq30 disse:

      Cláudio.
      Os materiais para sublimação realmente possuem uma fina camada de resina. Para tecidos não é necessário fazer qualquer tipo de aplicação basta que o tecido seja 100% poliéster e você já poderá trabalhar com sublimação.

  135. Irlandia disse:

    Bom dia!
    Se bem entendi a impressora pode ser qualquer uma, somente a tinta que utilizamos para a impressao e que deve ser sublimada?

    • Rimaq30 disse:

      Olá Irlandia..
      Não é qualquer impressora que irá servir.. Existem alguns fatores importantes na hora de escolher a sua impressora, tais como.
      Qualidade de impressão;
      Velocidade de Impressão;
      Aceita papel transfer?

      Essas são alguns cuidados que você precisa ter ao comprar uma impressora para começar o trabalhar, aliás é muito importante você adquirir uma impressora apenas para impressão de estampas, ainda mais sendo sublimática.
      Pois essa precisa de um Bulk ink e utilização de tintas sublimáticas… A marca mais indicada para esse trabalho é a EPSON..

  136. rodrigo disse:

    quero saber se e a qualidade da tinta se ela e sublimatica pigmentada ou sublimatica corante , que faz o trasfer em qualquer material… ou se o material que vai receber o transfer tem que ser qualquer material ou o material tem que ter resina de poliester

    • Rimaq30 disse:

      Olá Rodrigo.
      A qualidade da tinta é definida por você, se comprar uma boa tinta não terá problemas, já se comprar uma tinta de baixa qualidade o seu trabalho será do mesmo valor da qualidade da sua matéria prima.
      Bom, para sublimação você só poderá utilizar tintas sublimáticas, a pigmentada irá servir apenas para tecidos 100% algodão. Você pode estampar chinelos, camisetas e tecidos de poliéster, mouse pads e muitos outros materiais.

  137. toninho disse:

    bom dia gostaria de saber se para imprimir em sandalias preciso passar resina na sandalia ou se posso transferir diretamente a imagem para a sandalia com 70% borracha e 30% eva???? e a qualidade de impressão fica boa na sandalia???
    aguardo
    toninho

    • Rimaq30 disse:

      Olá Toninho.
      Se você for utilizar chinelos comprados em Super Mercados sim, deverá passar uma camada de resina de poliéster sobre a superfície do chinelo.
      Já se você utilizar os chinelos fabricados com a Máquina da Rimaq e com a matéria prima fornecida por nós, não irá precisar desse processo, pois as placas fornecidas
      pela Rimaq já vem com uma fina camada de tecido que facilita no processo de estamparia.
      Quanto a qualidade da estampa irá depender da sua impressora, tintas e transfer. Se todos forem de boas qualidade com certeza suas estampas ficarão ótimas.

  138. Mônica Cabral disse:

    Quero saber qual melhor impressora para imprimir em chinelo e em camisa ao mesmo tempo? e no chinelo tem que ter um material especifico para impressão?pois quero uma impressão de qualidade.

    • Rimaq30 disse:

      Olá Mônica.
      A melhor qualidade de impressão é muito relativa, pois, o que pode ser uma qualidade surpreendente para mim, as vezes não tem o mesmo impacto em você, porém, existem alguns modelos de impressoras que são bastante utilizados para quem trabalha com sublimação.
      Lá Vai a Dica:
      Epson T42WD
      Epson L 355
      Epson T110 – Faz impressões A4
      Lembre-se que é necessário adptar um bulk ink nas sua impressora para utilização de tintas sublimáticas.
      Quanto ao chinelo, se for utilizar os que já existem no mercado, terá que passar uma fina camada de resina sobre a superfície do seu chinelo, porém, se for utilizar um chinelo feito com as placas da Rimaq, basta imprimir a estampa e estampar.

  139. Sonia disse:

    Bom dia!
    Eu trabalho cm camisa 100% algodão e cores escuras e já li e ouvi falar que tem como usar o processo de sublimação neste tecido isso é possível….

  140. Ivonice disse:

    Olá gostaria de saber se essa impressora e a apropriada para estampar camisas e chinelos ou precisa adaptar o bulk?
    (Multifuncional Epson Tanque de Tinta L355 com Wi-Fi)

    • Rimaq30 disse:

      Olá Ivonice.
      Apesar de alguns fornecedores dessa impressora não aconselharem o uso com tintas sublimáticas, nos nunca tivemos problema algum.
      Ela é uma excelente impressora e sua qualidade de impressão é muito boa, se você esta pensando em adquirir uma vá em frente.

  141. Rimaq30 disse:

    Olá Edervan.

    A Gramatura irá depender da marca e modelo do transfer que você irá adquirir. E é possível sim trabalhar com tintas pigmentadas utilizando

  142. Rimaq30 disse:

    Olá Edervan.
    A gramatura irá depender da marca e modelo do papel que você for comprar, confira a gramatura no ato da compra e após saber o transfer que você deseja.
    Você poderá utilizar sim tinta pigmentada, porém, precisa saber para qual a finalidade da sua estampa, nesse caso ela deverá ser utilizado para tecidos 100% algodão.

  143. juliana disse:

    Gostaria de saber sobre a resina como fazer essa aplicacao se tem que passar a resina depois da subkimacao feita

  144. Fernando B. disse:

    Boa noite! Eu tenho a impressora Epson L210 e gostaria de saber se posso utilizá-la para sublimação e se a tinta que vem com ela é apropriada para esse fim.
    Obrigado.

    • Rimaq30 disse:

      Fernando, essa impressora pode sim ser utilizada para sublimação, porém, as tintas que vem nela não são as corretas, você terá que adquirir as tintas sublimáticas para o seu trabalho.

      Obrigado.

  145. carlos siva disse:

    Tenho malhas babylook algodão, finalmente a prensa funciona ou não com algodão?

  146. Tenho algumas dúvidas sobre a arte da sublimação se puder nos ajudar? Somos leigos no negócio e estamos apanhando um pouco. Outra impressora epson adaptada para sublimação pode atender minhas necessidades, ou a finalização do trabalho ficará comprometida. As cores estão saindo diferentes daquelas escolhidas, por exemplo o desenho é azul céu, quando passo para o papel transfer imprimi uma cor mais escura como o royal, não sei se é da impressora, do papel ou mesmo da tinta que utilizo. Aguardo orientação, Obrigada.

    • Rimaq30 disse:

      Olá Rita.

      Vamos lá.
      A sublimação por característica deixa um tom mais claro na hora da impressão, a impressora precisa ser uma EPSON Jato de tinta com adaptador de Bulk Ink, outras marcas de impressoras ainda não servem para essa finalidade.
      Se você irá trabalhar com sublimação. além das tintas o papel tbm terá que ser sublimático.

      Faça o teste, veja se tudo isso esta ok e mãos a obra.

  147. LUCAS FLORES RELIQUIAS disse:

    Boa noite a todos!

    Aos Representantes da rimaq ,gostaria de saber a respeito de imagens com detalhes branco ,fazer a sublimação em camisetas cores escuras nao tem como realizar este processo porque no bulk das impressoras sublimaticas nao tem a cor branca é verdade?

    Desde ja muito grato.

    Obrigado!

  148. An@ P@trici@ disse:

    Boa noite, testei a sublimação e não funcionou, ficou muito clara, o q devo fazer?

  149. Lívio disse:

    Bom dia, estou pesquisando impressoras e não sei se a dimensão da maquina seria necessário uma impressora que faça impressão no tamanho A3, o que vc me diz? Seria interessante adquirir uma que faça A3, e se for poderia me indicar alguma? Desde já agradeço!

    • Rimaq30 disse:

      Olá Lívio.

      É sempre muito interessante aumentar o alcance do seu negócio, com uma impressora A3 você consegue estampar além do A4, A5 convencional e o A3.
      Quanto a máquina nos temos em dois tamanhos a Stamcor Plus 40 X 50 e a Stampcor Junior 35x35cm ambas trabalham com folhas A3, e até maiores se precisar.

  150. Ely disse:

    Boa tarde!

    Não consigo transferir a imagem para a caneca. Coloco a temperatura a 200ºc com o tempo de 180 segundos.

    Agradecida

    • Rimaq30 disse:

      Olá Ely.

      Para estampar canecas você precisa se certificar se a caneca é própria para sublimação, se as tintas são sublimáticas e se o transfer é o sublimático.
      Caso tudo esteja de acordo com o citado acima, verifique esta fazendo a impressão do lado correto do papel, se estiver utilizando o transfer que foi enviado junto a máquina, o lado correto é sempre o branco.

  151. Cicero de Campinas disse:

    Muito bacana essas explicações pois dessa forma fazemos o nosso negócio conhecendo-o mais detalhes técnicos. muito obrigado é de muita valia esses treinamentos.

  152. joice ribeiro disse:

    ola boa noite! eu tenho uma loja de capinhas de cel e eu gostaria muito de estampar capinhas exclusivas então eu queria saber se esta maquina ou se vocês tem alguma outra maquina para fazer isso. Eu queria fazer p todos os cel nao só par iphones ou S3. obrigada pela atenção.

  153. Jully freitas disse:

    DUVIDAS
    Algumas imagens de sublimacao em tecido mostra o tecido maleavel e com mais “naturalidade”,mas Ja vi sublimaçao onde a imagem fica como uma camada muito grossa em cima da blusa, percebi q eram tecidos de algodao, pq isso acontece? Tem como ficar uma camada fina e maleavel mesmo em algodao??
    Quais sao os tecidos que a sublimaçao pode ser feita de forma que o tecido continue maleavel?? Existe cor certa para que fique maleavel??

    • Rimaq30 disse:

      Olá Jully.

      A Sublimação não deixa nenhum camada sobre a camiseta, a sublimação faz a transferência da tinta para o tecido, os transfer que deixam tal camada são para tecidos de algodão.

      Existem transfers mais finos e mais grossos, você poderá optar por transfers da sua prefêrencia.

    • natan disse:

      Oi comprei uma maquina de personalizar caneca e squeeze
      qual o papel de tranfer que tenho que usar para squeezer pois o que uso para caneca nao saio para o squeezer, ou a temperatura setra..

      • Rimaq30 disse:

        Natan.
        O transfer é o mesmo para canecas, o sublimático, porém, você precisa ajustar o berço da máquina para o tamanho do Squeeze e os squeezes tem que ser sublimático.

        Obrigado.

        • natan disse:

          Bom dia , e qual e a tenperatura que posso usar para s squeeze. ..e se tempo.

          • Rimaq30 disse:

            Olá Natan..

            Lembrando que os squeezes deverão ser próprios para sublimação, a temperatura será sempre a mesma para as canecas de 150 a 200º, com o tempo de três minutos e trinta a quatro minutos.

            Sempre certifique-se com o seu fornecedor e nos manuais dos produtos comprados o tempo e temperatura correta para o material, no site do fabricante sempre contém vídeos e tutoriais ensinando a estampar.

  154. Adriano Santana disse:

    Olá,

    Poderia me informar por favor, qual a diferença entre:
    Tecido para sublimação vs resina para sublimação?

    • Rimaq30 disse:

      Adriano, a resina para sublimação serve para materiais regidos que podem ser estampados desde que passados a resina de poliéster.

      Exemplo – Chinelos prontos – precisam de resina de poliéster para serem estampados.

      Os tecidos para sublimação são os compostos por 100% de poliéster.

  155. Rafael Câmara disse:

    Qual a importância da gramatura do papel sublimático?

    • Rimaq30 disse:

      Olá Rafael.

      A Gramatura do papel transfer não influência na qualidade final do seu trabalho.
      Gramatura é a espessura do papel (grama por metro quadrado) em processos gráficos isso influência muito no preço final do produto, porém, para estamparia é mais importante se preocupar com a qualidade do seu transfer e outros materiais utilizados.

  156. HILDA disse:

    Olá!! Gostaria de aprender a técnica de personalizar toalhinhas de mão usando transfer.
    O que é necessário, pois me disseram que a arte tem que ser impressa a laser.
    Qual a máquina de estampar mais adequada?
    Aguardo respostas.
    Att

    • Rimaq30 disse:

      Olá Hilda.

      Toalhas de mãos também são tecidos, com isso você poderá utilizar as mesmas técnicas que utilizaria em camisetas.

      Geralmente toalhas de mãos são feitas em tecidos 100% algodão, portanto o mais indicado é que se utilize uma impressão a laser ou mesmo jato de tinta com tinta pigmentada, lembre-se de se certificar se esta utilizando o papel transfer correto para a impressora e o tecido.

  157. Olá comprei uma máquina de estampar camisa fiz um teste com papel transfer só que ficou muito grosso na camisa,quando lavei a peça a imagem começou a rachar minha impressora é hp jato de tinta me informaram que o papel tem que ser o transfer bright. tem algum tipo de papel tranfer que vcs me indicariam que não fica grosso?estou pensando em trabalhar tbm com sublimação só que a minha duvida maior é trabalhar com camisa de cor .pode me ajudar ? desde já agradeço!

    • Rimaq30 disse:

      Olá Cleide.

      Existem vários transfer e várias marcas no mercado, a combinação de boas marcas, junto a bons tecidos e tintas de qualidade irão resultar em um trabalho de melhor qualidade.
      Os transfers tem por característica deixar uma película, alguns mais grossos outros não. A técnica que não deixa essa película é a sublimação, essa com o auxilio do papel OBM também poderá ser utilizada em tecidos em poliéster.

  158. bruna disse:

    ola gostaria de saber se a maquina de caneca estampa copos acrilicos?

  159. Gabriela disse:

    Quais são os tecidos que podem ser aplicados sublimação? Qual é o mínimo de poliéster deve ter no tecido para sublimar? Aguardo.

  160. Daniela disse:

    Olá.. O papel Dark pode ser usado em camiseta poliester ou só algodão??

  161. César Teles disse:

    Bom dia! Gostei das informações sobre sublimação. Quero comprar uma maquina 110v de sublimação para estampar camisas, quais as condições de pagamento e quanto tempo para entrega.

    obrigado,

    César Teles.

  162. Helber de Souza disse:

    Olá, as estampas que recebemos ao adquirir a máquina de estampar, só serve para tecido 100% algodão ou posso usá-los em tecidos 100% poliéster ? Obrigado.

  163. flaviana disse:

    oi,comprei uma máquina de fazer chinelos.gostaria se saber o que eu vou precisar para estampar fotos de pessoas nos chinelos.obrigada.

  164. cristiane cansian disse:

    Boa noite, gostaria de saber se o papel sublimatico que uso para fazer chinelos pode ser usado em camisetas, e como faço para estampar camisetas verde e amarela, já que ouvi dizer que só consigo no tecido branco. obrigada!

  165. Eliane disse:

    Boa noite.
    Gostaria de saber se a resina e o limpador passado na placa de borracha de chinelos ou no papel sublimatico?Qual a posicão do papel na prensa,tem algum video para eu obter?Aguardo retorno,sou nova no ramo.
    Obrigada.
    Eliane Cristina.

  166. Eldimeu disse:

    Olá, eu tenho uma prença manual plana e simplesmente uso para estampagem de t-shirts e outros vestuários, será que posso usar para estampar outras coisas??

    • Rimaq30 disse:

      Olá Eldimeu.

      As máquinas de estampar da Rimaq estampam mais de 50 tipos de produtos, além de qualquer tipo de tecido.
      Como você não especificou a máquina que está utilizando eu não posso te dizer se pode ou não estampar mais produtos, porém, te asseguro que a grande maioria talvez não tenha essa versatilidade.

  167. Cristiane disse:

    Posso estampar ( sublimação) em uma lona?

  168. elizandra disse:

    Olá,
    tenho uma impressora sublimatica epson l355, gostaria de saber qual a melhor tinta e papel que posso usar para ter um bom resultado na impressao?
    desde já agradeço.

  169. pedro disse:

    A no mercado empresa que nos fornece os transfer pronto, e que possamos sujerir tipos de estampas.

    • Rimaq30 disse:

      Olá Pedro,

      Existem empresas que vendem estampas já prontas, é uma loja que possui várias estampas como tema.

      Se você quiser sugerir uma estampa, essa deverá ser feita personalizada, você mesmo criar e fazer a impressão na sua impressora.

  170. ivania aguiar disse:

    Quero saber quanto custa maguinar de sorvete meu telefone e 21 37704182

  171. Carlos disse:

    Apos a sublimação, o produto pode ser utilizado normalmente? não sairá fácil do prato, da sandália, do caneco ou onde for utilizado? quais as limitações?

    • Rimaq30 disse:

      Carlos, o produto poderá sim ser utilizado normalmente, ele irá receber o desgaste normal com o tempo de uso, mas pode utilizar sem medo.

      A única limitação da sublimação é referente a produtos que não são próprios para tal, do contrário mais nenhuma.

  172. qual a porcentagem q uma camisa de algodooao tem que ter de poliester para ser sublimada com qualidade/ favor me enviar e resposta pq estou pra iniciar um grande negício obrigado

  173. Ceni disse:

    Quanto posso cobrar para gravar 100 guardanapos?Já estou algum tempo sem gravar estou sem noção….obrigada.

  174. Rubia disse:

    Você conhece a sublimação a frio? E qual a diferença entre as subliminações para uma ficar mais plastificada e outra parecer que já faz parte da camiseta não dando a sensação de desconforto? ( favor enviar a resposta também por email)

    • Rimaq30 disse:

      Olá Rubia.

      Já vimos alguns vídeos no Youtube que utilizam essa técnica, porém, não temos como dizer se é ou não resistente e real uma vez que todo o processo de estamparia se caracteriza por tempo, temperatura e pressão.
      A única forma de saber algo sobre esse processo é testando mesmo.

      A sublimação é uma técnica que fixa a tinta no tecido sem deixar nenhuma superfície, isso por que a transferência é feita da tinta para o tecido. As únicas estampas que deixam uma “superfície” são as feitas para tecido 100% algodão com tintas transfers específicos.

  175. SERGIO GONÇALVES disse:

    Boa noite
    Todas camisetas sintéticas podem ser sublimadas, ou só poliéster? Comprei uma prensa térmica e impressora. Pretendo personalizar camisetas esportivas. É possível??

  176. soeli kranz disse:

    Ola gostaria de saber quanto eu iria gastar para obter a prensa e a impressora, se tem muita procura por produtos com sublimação pois gostaria de começar meu próprio negocio nessa área.obrigada.

  177. debora disse:

    olá. gostaria de saber se é possível usar a sublimação em tecidos escuros ?
    malhas de algodão podes ser estampadas ?se pode qual o processo correto?

  178. Jeane Chaves disse:

    Meu chinelos estão otimos acertei na sublimação só estão com as cores fracas e sem brilho??? o que fazer

  179. Rosa C.F.Oliveira disse:

    Ola! gostaria de saber se minha impressora hp da pra fazer sublimação(hp deskjet 1516)é jato de tinta, como poderia fazer ou configurar para fazer sublimação.

    • Rimaq30 disse:

      Olá Rosa.

      Não, no mercado apenas impressoras da marca EPSON servem para trabalhar com sublimação, todas as outras trabalham com um sistema de impressão que aquece o cabeçote antes de fazer a impressão de suas estampas.

  180. Érika disse:

    OI tenho a prensa e uma impressora Epson Stylus 5600 e gostaria de saber se consigo fazer um trabalho de qualidade se eu adaptar um bulk ink na minha impressora?

    • Rimaq30 disse:

      Olá Erika.

      Provável que não. Essa impressora já está bastante ultrapassada e você já a utilizou bastante com outras tintas, compre uma e utilize para apenas essa função!

  181. SERGIO GONÇALVES disse:

    OLÁ
    JÁ SEI QUE SUBLIMAÇÃO EM CAMISETA PRECISA SER POLIÉSTER BRANCA. COMO FAÇO ENTÃO CAMISETAS AZUIS, PRETAS, VERMELHAS QUE VEJO EM DIVULGAÇÃO? O PROCESSO ME PARECE O MESMO, NO ENTANTO AFIRMAM QUE NÃO…. eXISTE OUTRO MATERIAL DIFERENTE DO PAPEL TRANSFER SUBLIMÁTICO PARA ESSE FIM?

  182. SERGIO GONÇALVES disse:

    OLÁ TINTA PIGMENTADA USO PARA CAMISETAS DE ALGODÃO, CORRETO??
    QUAL TIPO DE IMPRESSORA DEVO COMPRAR PARA USAR TINTA PIGMENTADA?

    GRATO

    • Rimaq30 disse:

      Olá Sergio

      A que melhor atenda o seu publico alvo. Como a tinta pigmentada é convêncional, você poderá comprar a grande maioria das impressoras jato de tinta que dará certo.

  183. Rafael disse:

    Boa noite .
    Aonde encontro tecido 100% poliester para aplicar no chinelo ??
    Me ajudem por favor .

    Att

    • Rimaq30 disse:

      Olá Rafael.

      Essa técnica é desenvolvida apenas por nós e conta com um processo de muita tecnologia para garantir a qualidade dos produtos.

      Para obter mais qualidade e agilidade indicamos que compre pronto os produtos.

  184. rosian goretti alberton disse:

    quero comprar uma maquina de estampar camisetas de 100%algodao qual maquina equal impressora devo comprar por favor respondam rapido quais as formas d pagamento eprazo dentrega

    • Rimaq30 disse:

      Olá Rosian,

      Para trabalhar com tecidos 100% algodão você poderá utilizar uma impressora jato de tinta com tintas pigmentadas ou uma laser colorida… Fique atendo aos papeis transfer que irá utilizar….

  185. Daniel C da Silva disse:

    Olá, por favor…
    …. preciso muito saber quais são os melhores papéis transfer para aplicação em tecido branco, colorido, fundo preto, além de tecidos de algodão, sintéticos em misto, com a multifuncional a laser colorida xerox workcentre 6015b ou alguma técnica que possa ser utilizada, e para essa mesma xerox… papéis fotográficos, adesivo, transfer para chinelos, etc. Se puder ficarei agradecido. Agradeço se , também, puder enviar a resposta para siloehdan@hotmail.com
    Obs: segundo a fabricante , xerox, os toners compatíveis são da phaser 6000 e 6010.
    Favor responder no seguinte e-mail: siloehdan@hotmail.com

  186. Elen Forza disse:

    Olá! Gostaria de saber qual a melhor marca de tinta sublimática? Minha impressora é Epson L355 e estou em dúvida de qual marca comprar, li um pouco sobre as marcas: Inktec, Gamma e Moorim, mas continuo com dúvidas, por favor poderiam me ajudar?
    Muito obrigada!

    • Rimaq30 disse:

      Olá Elen, Isso pode ser muito relativo porque a melhor para mim pode não ser para você.

      Não opte por tintas muito baratas, procure uma que seja bacana para o seu serviço e isso você só irá descobrir testando.

  187. Luciano Bertolussi disse:

    Qual a melhor impressora sublimatica A3, A4 e a melhor tinta, onde comprar?

  188. Marcelo disse:

    Estou pesquisando no mercado uma prensa para estampa, eu tenho uma impressora epson L555 com bulk ink e gostaria de saber se a mesma é compatível com tintas sublimáticas ou se posso adaptá-la.
    Obrigado.

    • Rimaq30 disse:

      Olá Marcelo.

      Você poderá trabalhar com essa impressora para transfer em tecidos 100% algodão, as tintas sublimáticas não servirão para fazer nenhuma impressão a não ser as próprias para estamparia. Isso iria “matar” todas as funções de sua impressora.

      Experimente trabalhar com a EPSON L355 e outros modelos que não sejam multifuncionais.

  189. JULIO FILHO disse:

    boa tard queria saber com quantos graus devo esquentar a maquina e com quanto tempo deixo na prensa no caso da malha ser pv, e na elanca

  190. lucimara cordeiro disse:

    ola boa tarde, gostaria de saber se eu usar resina no chinelo tmb terei te colocar tecido para sublimação ou a resina já é pra isso?
    depois da imagem colocada na chinelo posso passar verniz na imagem pra dar brilho?

    • Rimaq30 disse:

      Olá Lucimara,

      Você deverá optar por utilizar a resina ou tecido, os dois juntos não será possível.

      Lucimara, se você passar verniz em um chinelo ele servirá apenas para decoração, uma vez que esse produto deixa a superfície extremamente lisa.

  191. gilmar primo disse:

    ola eu tenho,uma presa termica,uma maquina de chinelo,uma empressora,tenho placas etc, tenho muitas duvidas,como limpa as plcas,anter de usar aresina,para subrimaçao

    • Rimaq30 disse:

      Olá Gilmar..

      Dê uma lida no manual da máquina para tirar essa e outra dúvidas, será a forma mais segura de vc realizar o procedimento sem prejudicar seu equipamento.

  192. jose candido disse:

    como fazer para não deixar marcas da prensa na camisa sublimática?

    • Rimaq30 disse:

      Olá José.

      Utilize o teflon que acompanha a Máquina de Estampar Rimaq e irá evitar grande parte das mancas, porém, essas também podem ser causadas por excesso de pressão, temperatura ou qualidade dos materiais utilizados.

      Dê uma revisada em tudo isso e nos conte o resultado.

  193. Romário disse:

    Amigo fiz um investimento de 16 mil reais entre máquinas e matéria-prima.Porém, depois de produzir alguns chinelos, percebi que os chinelos em poucos dias de uso “afunda” no meio e as beiras ficam altas. Isso vem deixando os cliente insatisfeitos. vale ressaltar que quando comprei as placas fui informado de que se tratava de matéria-prima de ótima qualidade que deixariam meus clientes satisfeitos.

    • Rimaq30 disse:

      Olá Romario..

      Tudo irá depender da forma que seus clientes utilizam os chinelos, o peso da pessoa, o terreno utilizado, a forma que utiliza os chinelos etc.
      Caso esses sejam as placas de EVA comprados aqui conosco, nos mande uma amostra para analisarmos e verificarmos o que pode te ocorrido.

  194. Izabela disse:

    Tenho impressora HP então terei que comprar outra impressora para fazer isso?

  195. Gilmar Boaventura disse:

    Olá bom dia porque quando agente faz uma impressão no chinelo o ocasiona bolhas e acaba soltando a resina em alguma partes do chinelo????

    • Rimaq30 disse:

      Olá Gilmar.

      Isso você precisa descobrir fazendo testes, as vezes você está utilizando uma resina de má qualidade ou mesmo fazendo a aplicação de forma incorreta, esse problema também pode ocorrer se os chinelos que você está resinando forem de uma marca muito ruim.

      Em todos os casos sugerimos que você revise como está aplicando a resina, a marca da mesma e qualidade dos chinelos.

  196. rosane disse:

    bom dia eu tenho uma impressora compacta print quero comprar uma impressora preço razuavel o que devo fazer pode me ajudar me oriente por favor

  197. Daniele Santos disse:

    Quantas vezes posso usar a mesma estampa? (Quantas sublimações são possíveis com a mesma?)

    • Rimaq30 disse:

      Daniele você poderá utilizar cada estampa apenas uma vez.

      Quando você estampa algum produto,a imagem é transferida do papel para o tecido ou produto e esse papel perde a utilidade.

  198. Eliane disse:

    Boa tarde. gostaria de saber se posso usar impressora sublimática em papel obm e dark e prensar em poliester e algadão?

  199. Renata disse:

    Boa Noite,
    Se eu usar um chinelo com película de poliéster preciso usar papel sublimatico com resina ou apenas papel sublimatico?
    Obrigada

  200. Elizabeth disse:

    Gostaria de saber o que fazer quando o transfer não sai por completo, porque acontece isso, mesmo colocando a temperatura e os segundos pedido pelo transfer.

    • Rimaq30 disse:

      Olá Elizabeth

      Existem transfer que são feitos para retirar quente, ou seja, imediatamente após ser estampado, existem outros que precisam ser retirados ainda frio.
      Dê uma olhada se sua estampa é para uma dessas duas funções e corrija o erro, faça os testes em tecidos que não sejam para venda, assim não perderá suas camisetas.

      Uma outra hipótese é a qualidade do seu transfer, se for uma papel ruim, a tendencia será sempre grudar.

  201. wando disse:

    estou triste com a maioria desses fabricante preciso de uma impressora e ninguém meresponde

  202. Eduardo disse:

    Boa tarde,

    montei meu negócio recentemente e a tinta sublimática que adquiri para este começo não me agradou, as cores ciano e magenta estão bem diferentes do deveriam ser no resultado final. Já usei ela para estampar canecas de cerâmica e camisetas e sei que poderia haver uma pequena diferença em relação as cores das tintas originais da impressora, o que não esperava, é que fosse tão prejudicial.
    Portanto, quais marcas de tinta sublimáticas vocês recomendam (fidelidade de cores e se possível, com melhores rendimentos também)?
    Obs.: minha impressora é uma Epson T1110

    Grato.

  203. ROBERTO HEITI KURITA disse:

    PELO QUE ENTENDI CAMISETAS 100% ALGODÃO , NÃO SERÁ POSSÍVEL UTILIZAR ESTA TÉCNICA, CORRETO ???

  204. MARCIO disse:

    OLÁ À TODOS, SOU DESIGNER GRÁFICO À 15 ANOS E DESENVOLVO DESENHOS PARA SUBLIMAÇÃO E SILK.

    TENHO EXPERIÊNCIA NO RAMO E ATENDO A PEDIDO DE COLEÇÕES,
    CRIAÇÕES E DESENVOLVIMENTOS ESPECÍFICOS, FAÇO QUALQUER TIPO DE ARTE, SEJA NO SEGMENTO: SURF WEAR, STREET WEAR, LIFE STYLE, FIGHT WEAR,FEMININO, INFANTIL ETC…

    MEU EMAIL É: mscvisual@yahoo.com.br

    SE SOLICITAR EU ENVIO UMA AMOSTRA DE MEUS TRABALHOS
    ATRAVÉS DE EMAIL, ABRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  205. Paulo disse:

    quanto tempo o papel impresso por tinta sublimatica pode esperar para ser aplicado? em uma caneca por exemplo.

  206. Eric disse:

    OLÁ ACABEI DE COMPRAR UMA
    UMA MAQUINA PARA ESTAMPAR CAMISAS E UMA IMPRESSORA
    EPSON L210 E GOSTARIA DE SABER SE EXISTE
    TINTA ORIGINAL PARA ESSE TIPO DE IMPRESSORA??

  207. José disse:

    Nós fabricamos chinelos, e estamos com problemas na fixação da estampa. Em alguns chinelos elas saem rapidamente. O que pode ser isso?

  208. Ayara disse:

    Olá, estou pensando em montar uma estamparia, mas gostaria de saber o que preciso para isso tanto em equipamento quanto em valores aproximados, também gostaria de saber se sairia mais barato comprar a impressora e o papel ou comprar esses materiais prontos?

  209. Kamilla disse:

    Olá,em primeiro lugar, gostaria de parabenizar o site pelas informações e dicas tão indispensáveis. Pretendo abrir um pequeno negócio de estamparia de camisetas, justamente com esse diferencial de criar a própria estampa, já obtive bastante informação neste respeitado site,mas, gostaria de saber se uma estampa desenvolvida no Corel, por exemplo, sai com boa qualidade na impressora sublimática.Sou formada em Design de Moda e queria aproveitar meus conhecimentos com criação. E também,se caso eu venha a adquirir uma máquina de estampar com vocês,se vocês oferecem algum tipo de treinamento on-line ou não para utilizar a máquina. Moro em uma cidade no interior do Ceará, por isso gostaria de saber. Também gostaria que vocês me enviassem por e_mail, se possível,os preços das máquinas.

    • Rimaq30 disse:

      Olá Kamilla

      Obrigado pelos elogios :) !

      Vamos lá. A qualidade da estampa não depende do software utilizado, mas sim da qualidade da imagem que você deseja mandar para a impressão e claro, a qualidade da impressora que você está utilizando, portanto, se você fizer uma estampa no Corel e salvar em alta qualidade e mandar imprimir ela com certeza saíra numa qualidade legal, do contrário não.

      Nós oferecemos todos o treinamento aqui em nossa loja, mas online ainda não, poderemos ajudar com conteúdo, vídeos e artigos aqui mesmo no blog. Vários clientes utilizam essa ferramenta com o forma de treinar.

  210. Paulo disse:

    OLa boa noite qual é o melhor tamanho para uma estampa
    para camisetas

  211. Raphael Azevedo disse:

    Olá, gostaria de fazer algumas perguntas…

    * Como faço para transferir uma estampa em chinelo colorido e/ou preto ou uma camisa preta e/ou colorida(exceto branca)? Qual máquina ideal para esse processo em tais camisas e chinelos?

    * É possível transferir com a tinta e papel de sublimação em roupas de outras cores sem ser branca? E em chinelos pretos e colorido(exceto branco) usando a maquina Rimaq?

    * Quero comprar uma maquina, a qual ela atende-se a todas as cores tantos do chinelo como das camisas, qual maquina seria melhor para tais feitos?

  212. Anônimo disse:

Deixe uma resposta

Atenção Sobre o Portal

 Introdução do Portal  O portal Rimaq 3.0, foi criado com o intuito de colaborar com as pessoas que trabalham, ou pensam em ingressar, no segmento de Estamparia, Jateamento, Aplicação de Resina em Brindes, Fabricação de Chinelos, Fraldas e todos os segmentos ...

Leia mais! »

Newsletter Fique Ligado!

Assine nossa newsletter e receba as novidades diretamente em seu E-mail.

Depoimentos Deixe seu Depoimento

Você já está lucrando com as Máquinas Rimaq? Está aprendendo muitas coisas novas através do novo Portal RIMAQ 3.0? Então deixe seu depoimento, queremos muito saber mais sobre você.

Quero deixar meu Depoimento!

Endereço: Rua Antonio Raposo, 172 - Lapa - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3030-1300 Fax: (11) 3030-1333

© 2011. Rimaq 3.0. Todos os direitos reservados. by: Kadu de Souza