Rimaq 3.0

Máquina de Sabonetes Rimmaq & Peter Paiva

Sublimação: Entenda a técnica e monte já sua estamparia

Por: Rimaq 31 jul 2011 424 comentários 122.852 visualizações

Professor explicando sobre sublimação

Nós últimos anos tem se falado muito em sublimação. Muitas pessoas não entendem o que é de fato é essa técnica e o que pode e não poder ser estampado através da sublimação.

Explicar o conceito da sublimação envolve química. Mas se você é tão ruim em química quanto eu, não se preocupe, o conceito é bem simples.

Sublimação nada mais é que a transformação do estado sólido direto para o estado gasoso. Assim como o gelo seco e a naftalina.

Em termos práticos a imagem impressa no papel é o sólido, quando aplicado calor e pressão, ela se transforma em vapor e é transferida para o produto.

O mundo Antes e depois da sublimação.

A sublimação trouxe um mundo de possibilidades para quem trabalha com Estamparia. Antes dessa técnica se tornar popular éramos limitados a estampar tecidos e só! Quando as pessoas começaram a conhecer e criar peças com a sublimação o próprio mercado de brindes ressurgiu.


Produtos estampados com a técnica de sublimação

O que é preciso para trabalhar com Sublimação.

Impressora Sublimática: Nada mais é que uma impressora jato de tinta adaptada com um bulk ink. Utiliza tinta sublimática ao invés de cartuchos de tinta. A marca mais utilizada para trabalhar com sublimação é EPSON.

Impressora Sublimatica da Marca Epson

Papel Transfer Sublimatico:  O papel transfer sublimático é um transfer próprio para ser utilizado em conjunto com uma impressora sublimática. Na pratica, ele nada mais é que um papel especial que recebe uma fina camada de resina de poliéster  em sua superfície.

Obs — Adquira sempre produtos de qualidade, para garantir um ótimo produto final.

 

Pacote de Transfer Sublimatico

Tinta Sublimática:  A tinta sublimática é um corante, que quando aquecido projeta as partículas no poliéster, de modo que quanto maior a quantidade de poliéster no material, mais corante ele irá receber.

Produtos que podem receber sublimação

Poliéster: Para muitas pessoas o poliéster é só um tipo de tecido sintético, mas aí fica a dúvida: Se só o poliéster aceita a estampa sublimática, como é que canecas, pratos, vidro e metal também podem ser estampados?

E a resposta é simples, todos estes materiais recebem uma resina a base de poliéster.

Na Rimaq é possível encontrar muitos produtos já preparados com Resina à base de Poliéster como: Canecas, Pratos, Squezz, quebra-cabeça dentre outros.

Conclusão

A sublimação reacendeu todo o mercado de estamparia, hoje muitas pessoas trabalham apenas com produtos personalizados a base de sublimação, por isso se você ainda não conhecia essa técnica acabou a desculpa, comece a estampar utilizando a sublimação e boas vendas.

Saiba mais informações sobre a Máquina de Estampar Stampcor Rimaq

Comentários

Veja como criar o seu gravatar

424 respostas para “Sublimação: Entenda a técnica e monte já sua estamparia”

  1. Elizabeth disse:

    Gostaria de saber o que fazer quando o transfer não sai por completo, porque acontece isso, mesmo colocando a temperatura e os segundos pedido pelo transfer.

    • Rimaq30 disse:

      Olá Elizabeth

      Existem transfer que são feitos para retirar quente, ou seja, imediatamente após ser estampado, existem outros que precisam ser retirados ainda frio.
      Dê uma olhada se sua estampa é para uma dessas duas funções e corrija o erro, faça os testes em tecidos que não sejam para venda, assim não perderá suas camisetas.

      Uma outra hipótese é a qualidade do seu transfer, se for uma papel ruim, a tendencia será sempre grudar.

  2. wando disse:

    estou triste com a maioria desses fabricante preciso de uma impressora e ninguém meresponde

  3. Eduardo disse:

    Boa tarde,

    montei meu negócio recentemente e a tinta sublimática que adquiri para este começo não me agradou, as cores ciano e magenta estão bem diferentes do deveriam ser no resultado final. Já usei ela para estampar canecas de cerâmica e camisetas e sei que poderia haver uma pequena diferença em relação as cores das tintas originais da impressora, o que não esperava, é que fosse tão prejudicial.
    Portanto, quais marcas de tinta sublimáticas vocês recomendam (fidelidade de cores e se possível, com melhores rendimentos também)?
    Obs.: minha impressora é uma Epson T1110

    Grato.

  4. ROBERTO HEITI KURITA disse:

    PELO QUE ENTENDI CAMISETAS 100% ALGODÃO , NÃO SERÁ POSSÍVEL UTILIZAR ESTA TÉCNICA, CORRETO ???

  5. Anônimo disse:

Deixe uma resposta

Atenção Sobre o Portal

 Introdução do Portal  O portal Rimaq 3.0, foi criado com o intuito de colaborar com as pessoas que trabalham, ou pensam em ingressar, no segmento de Estamparia, Jateamento, Aplicação de Resina em Brindes, Fabricação de Chinelos, Fraldas e todos os segmentos ...

Leia mais! »

Newsletter Fique Ligado!

Assine nossa newsletter e receba as novidades diretamente em seu E-mail.

Depoimentos Deixe seu Depoimento

Você já está lucrando com as Máquinas Rimaq? Está aprendendo muitas coisas novas através do novo Portal RIMAQ 3.0? Então deixe seu depoimento, queremos muito saber mais sobre você.

Quero deixar meu Depoimento!

Endereço: Rua Antonio Raposo, 172 - Lapa - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3030-1300 Fax: (11) 3030-1333

© 2011. Rimaq 3.0. Todos os direitos reservados. by: Kadu de Souza