Rimaq 3.0

Promoção Seleção Rimaq 2014

Sublimação:Tudo que você queria saber e ninguém conseguiu te explicar.

Por: Rimaq 31 jul 2011 384 comentários 109.885 visualizações

Nós últimos anos tem se falado muito em sublimação. Muitas pessoas não entendem oque é de fato a técnica e oque pode e não poder ser personalizado através da sublimação.

Explicar o conceito da sublimação envolve química. Não é tão difícil quanto parece, nada mais é que: A transformação do estado sólido direto para o estado gasoso. Assim como o gelo seco e a naftalina.

Em termos práticos a imagem impressa no papel é o sólido, quando se aplica calor e pressão ela se transforma em vapor e é transferida para o produto.

Antes e Depois da Sublimação.

A sublimação trouxe um mundo de possibilidades para quem trabalha com personalização. Antes de se tornar popular éramos limitados a estampar tecidos em geral e só! Quando as pessoas começaram a conhecer e criar peças com a Sublimação o próprio mercado de brindes ressurgiu.

Oque é preciso para trabalhar com Sublimação.

Nada de muito complexo : Computador; Impressora Sublimática; Tinta Sublimática; Papel Sublimático; Produto que tenha base de poliéster e Máquina de estampar.

Impressora Sublimática : Nada mais é que uma impressora Jato de Tinta adaptada com um bulk ink. Utiliza tinta sublimática ao invés de cartuchos de tinta. A marca mais comum de impressora que se usa para adaptar o bulk ink é Epson, devido à avançada tecnologia do cabeçote de impressão, densidade de impressão e baixo custo.

Papel Sublimático: Como toda estampa feita em impressoras comuns, você também irá precisar de um papel especifico, que é o Papel Transfer Sublimático. Este papel recebe uma resina à base de poliéster. Adquira sempre produtos de qualidade, para garantir um ótimo produto final.

 Tinta Sublimática: Muitas pessoas acham estranho o fato de que quando você imprime uma imagem com tinta sublimática ela aparece quase que sem cor e que depois de ser remetida a pressão e calor da máquina de estampar, a imagem transferida fica com uma cor viva e brilhante.

Pois bem, nós também custamos a entender e entramos a fundo no segmento de tintas e pigmentos. E descobrimos que na realidade a tinta sublimática é um corante, que quando aquecido projeta as partículas no poliéster. De modo que maior a quantidade de poliéster no material, mais corante ele receberá.

Já que estamos falando em poliéster, vamos entender sobre os materiais que podem e que não podem ser usados para sublimação.

Poliéster:Para muitas pessoas poliéster é só um tipo de tecido sintético. Mas aí fica a duvida: Se só o poliéster aceita a estampa sublimática, como é que canecas, pratos, vidro e metal também podem ser estampados?

E a resposta é simples, todos estes materiais recebem uma resina a base de POLIESTER.

Na Rimaq é possível encontrar muitos produtos já preparados com Resina à base de Poliéster. Canecas, Pratos, Squezz, quebra-cabeça dentre outros. E você também pode comprar a resina e aplicar nas peças que deseja personalizar. A qualidade de um produto que já vem com a resina aplicada e a peça que você mesmo aplica são diferentes. Isso porque a aplicação destes é feita por maquinário e pessoas profissionais, e quando você for aplicar a Resina, por mais cuidadoso que seja você não irá conseguir um resultado uniforme, desvalorizando o seu produto final.

Mas não é só o fato de aplicar uma resina de poliéster que um produto se torna apto a ser sublimado. Você deve ver as características dele, por exemplo, o plástico não aceita temperatura, por tanto não adianta aplicar resina, pois ele derreterá ao ser estampado. Então antes de sair aplicando resina em todas as peças que você adoraria ver a sua foto estampada, pense oque irá ocorrer se for submetido a alta temperatura e pressão.

Máquina de Estampar:Já entendemos oque é uma impressora, tinta e papéis sublimático. Também vimos quais os materiais que podem e não podem ser estampados através da sublimação.

Agora você precisa entender que tudo isso sem uma máquina de estampar de qualidade de nada adianta. Pois a sublimação é uma técnica bem detalhista. E só com uma máquina que distribua por igual o calor sob o produto, que permita que você determine a pressão correta para cada material, que possa controlar o tempo de modo meticuloso e que tenha uma área de trabalho adequada ao seu trabalho é que irá garantir um produto final campeão de vendas!

Continue acompanhando o Portal Rimaq 3.0 que em breve teremos mais artigos sobre sublimação e tudo oque você precisa saber para que o seu negócio se torne um Grande Sucesso.

Rimaq,Seu Parceiro de Negócios.

Acesse também:

www.rimaq.com.br

Tags:, , , , , , ,

Comentários

Veja como criar o seu gravatar

384 respostas para “Sublimação:Tudo que você queria saber e ninguém conseguiu te explicar.”

  1. Érika disse:

    OI tenho a prensa e uma impressora Epson Stylus 5600 e gostaria de saber se consigo fazer um trabalho de qualidade se eu adaptar um bulk ink na minha impressora?

    • Rimaq30 disse:

      Olá Erika.

      Provável que não. Essa impressora já está bastante ultrapassada e você já a utilizou bastante com outras tintas, compre uma e utilize para apenas essa função!

  2. SERGIO GONÇALVES disse:

    OLÁ
    JÁ SEI QUE SUBLIMAÇÃO EM CAMISETA PRECISA SER POLIÉSTER BRANCA. COMO FAÇO ENTÃO CAMISETAS AZUIS, PRETAS, VERMELHAS QUE VEJO EM DIVULGAÇÃO? O PROCESSO ME PARECE O MESMO, NO ENTANTO AFIRMAM QUE NÃO…. eXISTE OUTRO MATERIAL DIFERENTE DO PAPEL TRANSFER SUBLIMÁTICO PARA ESSE FIM?

  3. SERGIO GONÇALVES disse:

    OLÁ TINTA PIGMENTADA USO PARA CAMISETAS DE ALGODÃO, CORRETO??
    QUAL TIPO DE IMPRESSORA DEVO COMPRAR PARA USAR TINTA PIGMENTADA?

    GRATO

    • Rimaq30 disse:

      Olá Sergio

      A que melhor atenda o seu publico alvo. Como a tinta pigmentada é convêncional, você poderá comprar a grande maioria das impressoras jato de tinta que dará certo.

  4. Rafael disse:

    Boa noite .
    Aonde encontro tecido 100% poliester para aplicar no chinelo ??
    Me ajudem por favor .

    Att

    • Rimaq30 disse:

      Olá Rafael.

      Essa técnica é desenvolvida apenas por nós e conta com um processo de muita tecnologia para garantir a qualidade dos produtos.

      Para obter mais qualidade e agilidade indicamos que compre pronto os produtos.

  5. Anônimo disse:

Deixe uma resposta

Atenção Sobre o Portal

 Introdução do Portal  O portal Rimaq 3.0, foi criado com o intuito de colaborar com as pessoas que trabalham, ou pensam em ingressar, no segmento de Estamparia, Jateamento, Aplicação de Resina em Brindes, Fabricação de Chinelos, Fraldas e todos os segmentos ...

Leia mais! »

Newsletter Fique Ligado!

Assine nossa newsletter e receba as novidades diretamente em seu E-mail.

Depoimentos Deixe seu Depoimento

Você já está lucrando com as Máquinas Rimaq? Está aprendendo muitas coisas novas através do novo Portal RIMAQ 3.0? Então deixe seu depoimento, queremos muito saber mais sobre você.

Quero deixar meu Depoimento!

Endereço: Rua Antonio Raposo, 172 - Lapa - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3030-1300 Fax: (11) 3030-1333

© 2011. Rimaq 3.0. Todos os direitos reservados. by: Kadu de Souza